sexta-feira, 30 de julho de 2010

Patrística seu valor para a Teologia.

O termo teológico Patrística aplica-se à era dos Padres da Igreja, sua época e suas Obras. Estende se para todo o trabalho a qual realizaram seja eles Dogmático, doutrinário, sistematizar, filosófico. Encontram-se entre as mais importantes figuras da Igreja, que por seu empenho e suas elaborações doutrinárias. Consolidou-se a doutrina da Igreja em seus aspectos fundamentais, vencem-se as heresias e as controvérsias doutrinárias que ameaçavam a integridade da fé e a continuidade da Igreja.

Foram homens movidos pela providência divina para auxiliar a Igreja em momentos difíceis, foram os verdadeiros Guardas do Deposito de fé, a Tradição.

Defenderam teses complexas que versavam sobre questões como: a divindade plena do Cristo, as duas naturezas de Sua Pessoa divina, sua união hipostática a maternidade divina de Maria, a sua virgindade perpétua, o primado de Pedro, o primado da Sé Romana, a necessidade universal da Graça, a Santíssima Trindade a qual brilhou a luz dos Padres Capadocios, os santíssimos sacramentos, entre muitas outras questões, a qual as Escrituras em sua base não respondem foram eles que quebraram a cabeça durante anos décadas através e pela luz das escrituras e da tradição foi também o ponto crucial tanto nestas resoluções quanto na escolha e na comprovação dos escritos canônicos que hoje compõem a Bíblia, esta mais antiga e salutar em que seus registros datados não contam Na oralidade a qual foram transmitidas pelos apóstolos à seus legítimos sucessores, sejam os Pais apostólicos ou os outros Bispos e Padres que os sucederam.

O objetivo desta seção é, portanto aprofundar os ensinamentos desses grandes teólogos da Igreja, e assim reverenciar as suas vidas e tudo o que fizeram pela fé católica.

A Literatura Patrística (Escritos dos Pais da Igreja) é de altíssima importância para o cristianismo, pois através deles é que podemos saber o que a Igreja primitiva pregava e qual foi à fé dos primeiros cristãos e se esta fé foi continuada podemos tirar a prova se o nosso cristianismo baseado nos ensinos e praticas dos cristãos primitivos a qual a fé e a doutrina foram guardadas pela Patrística.

A Literatura Patrística divide-se basicamente em 3 períodos:

Padres do Período Ante-Niceno - corresponde ao período anterior ao Grande Concílio Ecumênico de Nicéia (324 d.C). Geralmente compreende os escritos surgidos entre o I e Início do IV Séculos. Período Niceno - corresponde ao período entre os anos anteriores até alguns imediatamente posteriores ao Grande Concílio Ecumênico de Nicéia (324 d.C). Geralmente compreende os escritos surgidos entre o início do IV Século até o final deste. Período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã. E do Helenismo cristã. Período Pós-Niceno - corresponde ao período que compreende entre o V ao VIII Séculos, reelaboram-se as doutrinas já formuladas e de cunho original (Boécio).

John Lennon J. da Silva
Apostolado São Clemente Romano
Caruaru, 30 de Julho de 2010.