sexta-feira, 16 de julho de 2010

NOTICIA: Bento XVI fará uma doação de US$ 250.000,00 ao Haiti, em solidariedade ao Povo Haitiano.

O dinheiro será investido para o início do projeto de reconstrução da escola São Francisco de Sales, que fica na cidade de Porto Príncipe, capital do país abalado por um forte terremoto em janeiro deste ano.

O presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Paul Josef Cordes, fará a entrega da doação no próximo dia 22, quando o Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio visita o país. O Cardeal Cordes também fará uma doação, em nome do Santo Padre, à Caritas Haiti, cujo valor não foi revelado.

A delegação também visitará os campos de desabrigados, gerenciados pela Igreja Católica, e em um desses acontecerá uma celebração eucarística em conjunto com a Igreja no Haiti. As doações em nome do Papa acontecem durante a visita à sede da Caritas nacional. Ao meio-dia, na sede da Nunciatura Apostólica, haverá uma reunião com representantes das organizações humanitárias presentes no país.

O Conselho se reúne entre os dias 20 e 23 em Santo Domingo, capital da República Dominicana, para sua reunião anual, ocasião em que vai deliberar o financiamento de projeto em favor das comunidades indígena, mestiça e afroamericana da América Latina e do Caribe.

É a primeira vez que o Conselho da Populorum Progressio fará essa reunião em um país do Caribe. A tradição de celebrar tal reunião nos vários países da América Latina busca proporcionar um contato direto com a realidade concreta das várias áreas do continente e, ao mesmo tempo, permitir o conhecimento das atividades da Fundação nas Igrejas particulares.

No dia 20 de julho, haverá uma solene celebração na Catedral de Santo Domingo, presidida pelo Arcebispo de Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López, e, no dia 21, a celebração será presidida pelo Arcebispo de Belém do Pará (Brasil), Dom AlbertoTaveira, na paróquia de Santa Mônica dos Padres Agostinianos.

Os membros do Conselho de Administração são: o presidente da Fundação e do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Paul Josef Cordes; o Arcebispo de Guadalajara e presidente do Conselho, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez; o Arcebispo de La Paz, Dom Edmundo Luis Abastoflor Montero; o Arcebispo de Belém do Pará, Dom Alberto Taveira Corrêa; o Arcebispo de Guayaquil, Dom Antonio Arregui Yarza; o Vigário Apostolico de Yurimaguas, Dom José Luis Astigarraga Lizarralde; un novo membro, na pessoa do Arcebispo de Villavicencio, Dom Óscar Urbina Ortega; o representante do Pontifício Conselho Cor Unum, Dom Segundo Tejado Muñoz. Estará presente no encontro o presidente do Comitê da Conferência Episcopal Italiana para as ações caritativas em favor do Terceiro Mundo, Dom Giovanni Battista Gandolfo, principal financiador da Fundação.

FONTE:

Leonardo Meira
Da Redação, com informações do Bollettino della Sala Stampa della Santa Sede
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=277111