sábado, 31 de julho de 2010

Quem é o Espírito Santo?

Bem o texto abaixo foi elaborado a pedido de uma irmã, que certa vez me perguntou quem é o que o Espírito Santo? Dogma negado em algumas seitas como os TJs e outras comunidades eclesiais.

O Espírito Santo é Terceira pessoa da SS Trindade, é Deus com o Pai e como o Pai, assim como o Filho. Em ma unidade indivisível, não fora criado e já estava junto ao Pai desde antes do mundo cf. Gen 1,2 “A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas” veja também a aparição de três presenças angélicas que fazem alusão a trindade e segundo o Genesis “O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia.” Gen 18 1-10, leia todo o texto;

Veja ainda sobre a atuação deste do Espírito de Deus no AT no caso Samuel “O Espírito do Senhor virá também sobre ti, profetizarás com eles e tornar-te-ás um outro homem” I Sm 10,6 veja também como Clama Davi “De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso santo Espírito” Sl 50,13, sobre a missão do Espirito Santo no NT profetiza Joel 3,1-2 “Depois disso, acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo: vossos filhos e vossas filhas profetizarão; vossos anciãos terão sonhos, e vossos jovens terão visões. Naqueles dias, derramarei também o meu Espírito sobre os escravos e as escravas”.

O Espírito Santo é Deus, pois tem os mesmos atributos de Deus. Vejas nas Sagradas Escrituras Por exemplo: santidade – em muitas passagens das Escrituras o adjetivo “santo” é acrescido ao nome do divino Espírito (Mc. 13:11; Tito 3:5); eternidade – (Hb. 9:14); onisciência – (I Cor. 2:10 e 11); onipotência – (em Lc 1:35, o Espírito Santo é chamado de “poder do Altíssimo”; confira, ainda, a palavra “poder” ligada ao Espírito em Is 11:2; Mq. 3:8; Luc. 4:14 e Atos 1:8); onipresença – (Sl. 139:7-12); Criador – (Gen. 1:2; Jó 33:4; Sl. 104:30 e Ez 37:14). Uma vez que só Deus tem esses atributos, e o Espírito Santo os tem, então ele é Deus, como Deus Pai e Deus Filho. Como expliquei no início veja o que o Apostolo Pedro disse sobre o Espírito de Deus (Atos 5:3 e 4).

O Espírito Santo é uma Pessoa. A vários atributos que as Sagradas Escrituras dão ao Espírito de Deus, Ele tem inteligência, pois “perscruta” ou investiga (I Cor. 2:10 e 11) e “ensina” (João 14:26 e I Cor. 2:13); apareceu sob forma de pomba cf. Lc 3, 22: tem vontade, pois distribui os dons “como Lhe apraz” (I Cor. 12:11); tem emoção, pois pode ser “contristado” (Is 63:10) ou “entristecido” (Ef 4:30). Ele fala (II Sam. 23:2 e Atos 13:2); ensina (João 14:26); guia (Rm. 8:14); convence (João 16:8); contende ou age (Gên. 6:3); testifica (Rm. 8:16); separa e envia (At 13:2); intercede (Rm. 8:26).

E vários são os testemunhos dos pais da Igreja a favor da doutrina sobre o Espírito Santo (pneumatologia) na Teologia, foi a Igreja católica que nós primeiros séculos através dos Concílios ecumênicos, aliados a reflexão dos Pais da Igreja ao longo de sua vidas que oficializou a doutrina da SS Trindade, nos escritos do período patristico, encontram-se testemunhos valiosíssimos desta nossa crença. Santo Inácio de Antioquia fala do Pai, do Filho e do Espírito Santo como sendo três pessoas às quais devemos respeito igual. Santo Irineu diz que "a Igreja, espalhada pelos Apóstolos até os confins do universo, crê em Deus Pai todo-poderoso, em Jesus Cristo, seu Filho, encarnado por nossa salvação e no Espírito Santo que falou pelos profetas". Claríssimas são, também, na sua conclusão, as palavras de Tertuliano: "O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito-Santo é Deus e Deus é cada um deles". já comumente aceita entre os primeiros cristãos e deixada pelos apóstolos aos seus sucessores, confirmada pelas Escrituras.

Assim professa o Credo Niceno-Constatinopolitano Oficial da Igreja Católica.


“Creio no Espírito † Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas”.

John Lennon J. da Silva
Apostolado São Clemente Romano
Caruaru 31 de julho de 2010