Quem Somos

O Apostolado São Clemente Romano, surgiu do forte desejo de seu fundador e ex-coordenador John Silva, após a V Conferencia Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribe, que foi realizado em Aparecida/SP, naquele mesmo ano o Papa Bento XVI esteve no Brasil em visita e também para participar da mesma Conferencia. Neste mesmo encontro foram estabelecidos os eixos que deveriam ser reforçados na pastoral da Igreja, espalhada por toda a America Latina e Caribe. Entre as áreas encontrava-se: A “formação bíblico-doutrinal” (Documento de Aparecida nº 226: p.107). No documento de conclusão do encontro em Aparecida/SP, consta a seguinte declaração;

“Hoje se faz necessário reabilitar a autêntica apologética que faziam os pais da Igreja como explicação da fé. A apologética não tem por que ser negativa ou meramente defensiva per se. Implica, na verdade, a capacidade de dizer o que esta em nossas mentes e corações de forma clara e convincente, como disse São Paulo, “fazendo a verdade na caridade” (Ef 4,15). Mais do que nunca os discípulos e missionário de Cristo de hoje necessitam de uma apologética renovada para que todos possam ter vida nele.” (Documento de Aparecida, nº 229: p.108).

Como a apologética foi durante toda a história da Igreja, especialmente nos VII primeiros séculos. Fonte e expressão de solidez doutrinária e argumentação madura, com os que não professavam a religião católica, ou com os crentes em Cristo que estavam a corromper a fé católica, ou a ensinar e propagar heresias. Tal ciência teológica nos últimos 200 anos no Ocidente, não desenvolvia tanta expressão na catequese da Igreja, desde o século XIX, estava a Igreja Católica progressivamente sendo contestada em todo o mundo; seus valores, moral e ensino.

Desta forma, após a decadência que enfrentou a apologética cristã e nos dois últimos séculos. No inicio do século XXI se verifica que esta matéria lentamente parece se recuperar e revigora-se do esquecimento que infelizmente teve parte do clero da Igreja sobre a apologética clássica. Recentemente em alguns lugares do planeta, como nos EUA o uso da apologética têm sido recuperado e dado muitos frutos como a conversão de milhares de protestantes. Aqui no Brasil já no fim da década de 1990 começaram a surgir os apostolados e iniciativas leigas principalmente pela internet, que compartilhavam e possuíam uma atividade catequética na forma de apologética.

Ao verificar a importância que desenvolveu a apologética católica, desde os primórdios do Cristianismo e ter contato com os apostolados virtuais. E ver a petição do V CELAM, de “reabilitar a autêntica apologética” nosso coordenador no dia 24 de Dezembro de 2008, fundou o Apostolado São Clemente Romano, nomeado assim por causa do ilustre, exemplo, do quarto sucessor de São Pedro na cátedra romana, mártir, bispo e grande Padre Apostólico.

Meses após a idéia de sua fundação e das primeiras atividades pessoais em sua cidade natal. O apostolado toma posse desta página na internet, para dar continuidade ao trabalho de formação catequética por intermédio de uma renovada apologética católica.

O apostolado que teve membros e colaboradores espalhados pelos estados de São Paulo, Bahia e por fim Pernambuco onde se iniciou, esta inativo.