sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Apostólado São Clemente Romano

Apostolado
São Clemente Romano


Foi fundado no dia 24 de dezembro, o Apostolado São Clemente Romano.


Apostolado apologético:


Apostolado; provêm do termo grego, “apóstolos” que tem por significados “enviados”, “legados”; designa um grupo de pessoas, termo apropriado principalmente aos discípulos de Jesus Cristo.

Enviados de Jesus Cristo Ressuscitado;

“...Como Pai me envio, assim eu vos também envio a vós.” Jo 20,21


Como parte do Corpo Místico de Cristo, os fiéis têm o direito e o dever de praticarem o apostolado e como seguidores de cristo temos que fazer o nosso Apostolado.

“Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer... Se permaneceres em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.” Jo 15,5-8.

“A uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa á construção do Corpo de Cristo, até que todos tenhamos, chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.” Ef 4,11-13

Como católicos praticantes, “Como discípulos e missionários, somos chamados a intensificar nossa resposta de fé e anunciar que Cristo redimiu todos os pecados e males da humanidade...” (V Conferencia Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe)

Apologético, palavra sinônimo, que provem do grego “apologia” e significa “defesa”. Ou aquele eu “a defende”.

Na segunda metade do século II, o cristianismo começou a converter intelectuais à sua fé, e estes com suas habilidades literárias, de discutir e refutar e revidar teologicamente as acusações lançadas contra os cristãos, por vezes pelos pagãos e em maioria séculos depois por grupos heréticos infiltrados nas comunidades cristãs. desenvolve-se vários escritos desses apologistas.

Tal apologética, foi usa com intensidade teológica, até o século XVI, desde o fim do século XX, está sendo retomada principalmente por grupos de leigos católicos e associações, apostolados, e grupos eclesiais;

Tal exortação, a pratica esta contida no Cânon Neo-testamentario.


“Estejais preparados para fazer a defesa diante de todo aquele que vos pede, para prestar contas da esperança que há em vós.” I Pd 3,16.

Em dificuldades atuais em nossa igreja, como discípulos, devemos conhecê-la para podemos levar, Sã Doutrina da salvação aos corações que as desconhecem e respondem aqueles que corruptíveis são com suas duvidas.

A (V Conferencia Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe), Manifestou um dos quatro eixos a serem reforçados na pastoral da Igreja.

“A formação bíblico-doutrinal” 226: pagina 107: (Documento de Aparecida)

Também declarou:

“Hoje se faz necessário reabilitar a autêntica apologética que faziam os pais da Igreja como explicação da fé. A apologética não tem por que ser negativa ou meramente defensiva per se. Implica, na verdade, a capacidade de dizer o que esta em nossas mentes e corações de forma clara e convincente, como disse São Paulo, “fazendo a verdade na caridade” (Ef 4,15). Mais do que nunca os discípulos e missionário de Cristo de hoje necessitam de uma apologética renovada para que todos possam ter vida nele.” 229: pagina 108: (Documento de Aparecida).

Tentando propagar a apologética doutrinal. O Apostolado São Clemente Romano.

TEM COMO CENTRALIDADE, RESPONDER DE FORMA VERDADEIRA E CATÓLICA, OS QUE DE FORMA DESCONHECIDA OU DESPROVIDA A COMBATEM OU NÃO ACONHECEM!

Posição da Igreja:

A pratica de defender e ensinar, a fé católica é assegurada pela mesma; isso se faz presente nos documento do magistério eclesial.

O Concilio do Vaticano II afirmou:

“A todos os leigos, portanto, incumbe o preclaro ônus de trabalhar para que o plano divino da salvação atinja sempre mais a todos os homens de todos os tempos e de todos os lugares da terra...” (Constituição... Lumen Gentium; nº. 83)

A (V Conferencia Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe), Manifestou.

“Hoje se faz necessário reabilitar a autêntica apologética que faziam os pais da Igreja como explicação da fé.” 229: pagina 108: (Documento de Aparecida).

O Código de Direito Canônico declarou:

“Uma vez que, como todos os fiéis, por meio do batismo e da confirmação, são destinados por Deus ao apostolado, os leigos, individualmente ou reunidos em associações, têm obrigação geral e gozam do direito de trabalhar pra que o anuncio divino da salvação seja conhecido e aceito por todos os homens, em todo mundo; esta obrigação é tanto mais premente naquelas circunstâncias em que somente por meio deles os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo.” _Cân. 225- Artig.1.

Como podemos ver é assegurado o direito de o católico ensinar e defender sua doutrina tendo, este formação na mesma;

Objetivos assegurados ao Apostolado São Clemente Romano.


Apost. São Clemente Romano

Proposta.



O apostolado São Clemente Romano, nomeado assim por causa do ilustre exemplo do quarto sucessor de São Pedro na cátedra Romana, mártir, bispo e grande Padre, na teologia ocidental, fiel a Santa Tradição e exortação em defesa da fé apostólica.


Tem por funcionalidade e desenvolvimento;

O Caráter Virtual:

Onde por meio da Rede Mundial de Computadores, especialmente o Site do apostolado desenvolvemos artigos, estudos, toda uma área de apologética a fé católica e informações sobre nossa Igreja, além de documentos do magistério e estudo da Patrologia e teologia, bíblicos e sobre a tradição apostólica.

O caráter pessoal:

Com a Fusão do Grupo de Estudos Católicos Santus Petrus, para este meio de desenvolvimento.

Reforçando a área pastoral da Igreja, o nosso apostolado tem por objetivo ajudar Grupos Associações, Órgãos, Instituições e Movimentos católicos a obterem Apoio e instrução:

Através de Cursos e Estudos de Instrução e formação na Reta Doutrina, Sagrada Liturgia, Tradição Apostólica e nas Santas Escrituras, conseguidos com parcerias:

Buscando o que Jesus pediu; “Pra que todos sejam um...” Jo 17,21.
Desenvolver vínculos de dialogo ecumênico com Grupos e outras Denominações: buscando neste mesmo, as raízes e origens cristãs, procurando a verdadeira comunhão,

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente, e o pão, que eu hei de dar, é minha carne para a salvação do mundo.” Jo 6,51.

Não se trata de sincretismo, relativismo ou abandono de ambas as partes; mas através do verdadeiro dialogo é que se chega a uma concepção. Datando a experiência e a excelência da Igreja católica.


Conclusão.


Pois assim Irmãos, como “soldados de Cristo” valorizando nossa Madre Igreja, estamos a disposição de ajudar com nosso apostolado a todos os interessados, pelos meios aqui explicados;

Ligue-nos (92079376);

Mande-nos um E-mail,
(associacao-santuspetrus@hotmail.com)

Ou procure-nos neste endereço Rua: Severino Paulo da silva nº. 240; Lot: Severino Afonso; Caruaru/PE; (falar com o John Lennon J. Da Silva).

Envie-nos uma carta para; Rua; Raul Amaral nº. 136 Bairro: Divinópolis CEP; 5514-140