quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cristologia, introdução a sua importância para a Igreja

A Cristologia é o principal Ramo da Teologia de imponência e importância fundamental para a fé cristã, tal estudo registrou e sucedeu grande centralidade para a vida da Igreja até os dias de hoje, na Cristologia abordada nos primeiros concílios que definiram e sistematizaram dogmaticamente as duas naturezas de Cristo, Divina e a Humana e sua Pessoa única e indivisível, além de sua Alma e relação mistério com o Pai e o Espírito Santo, e também efetuaram notável instrução na proclamação do dogma da Santíssima Trindade.

Suas origens registram-se e confundem-se nas duas principais escolas teológicas da Antiguidade: a Alexandrina e a Antioquina, que muito influíram na elaboração da Cristologia.

A escola Alexandrina era herdeira de forte tendência mística; procurava exaltar o divino e o transcendental nos artigos da fé. Interpretava a S. Escritura em sentido alegórico, tentando desvendar os mistérios divinos contidos nas Sagradas Letras. Em assuntos cristológicos, portanto, era inclinada a realçar o divino, com detrimento do humano. Ao contrário.

A escola Antioquiana era mais dada à filosofia e à razão: ou a lógica voltava-se mais para o humano, sem negar o divino. Interpretava a S. Escritura em sentido literal e tendia a salientar em Jesus os predicados humanos mais do que os atributos divinos. Era mais racional, ao passo que a de Alexandria era mais mística.

Estes dois ramos tiveram um progresso fantástico nos primeiros séculos da igreja e lançaram vertentes, ao grande progresso interpretativo seja ele racional ou místico de Cristo Jesus no estudo principalmente exercido pelos Padres da Igreja nos VII séculos iniciais da Igreja católica, a Cristológia; estes estudos formarão a base das declarações Conciliares sobre todo o relacionamento de Cristo com o Pai e o Espírito além de analisar apuradamente sua figura pessoal seja ela Como Deus-Homem ou Homem-Deus.

Em outros estudos faremos uma análise da Figura Neo Testamentaria de Cristo com simplicidade e lucidez para que os leitores tenham uma pouco mais de conhecimento linguístico sobre Nosso Senhor Jesus Cristo situando-se na doutrina cristã.

John Lennon J. da Silva
Apostolado São Clemente Romano
Caruaru 04 de Agosto de 2010.