sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Historia da Igreja (II parte)

Igreja antiga.


#Séc. I

02/*Origem, e Surgimento.


02/13 Colégio Apostólico


O colégio (ministério) apostólico ou apostolado* é constituído pelos discípulos consagrados a missão dada por Cristo Jesus.

“Ide, pois e ensinai a todas as nações;” Mt 28,19.

Os Doze; podemos enumera outros em dignidade como São Paulo, apostólo dos incircuncisos que tem seu dinamismo missionário no seu encontro com Cristo ressuscitado na estrada de Damasco. cf. At 9,1-9.

O colégio teve suas atividades de (testemunhas itinerante)¹ em ênfase até o fim do I século, já no começo do século II entra em cena o ministério Episcopal, “episcopé” formado pelos sucessores dos apóstolos os bispo do termo da língua portuguesa, do grego “episcopoi”, aqueles a quem tem a função sacramental, administrativa e local. A quem foi confiada a tarefa, de presidir as comunidades; preservando a unidade e guardando a tradição apostólica.

Eleição dos Apóstolos

Os apóstolos do grego “enviados”, “legados” foram escolhidos por Nosso Senhor dentre os cerca de 70 ou 72 discípulos assim enumeras individualmente nos evangelhos;

“Designou doze entre eles para ficar em sua companhia, ele os enviaria a pregar....” Mc 3,14; cf. Lc 6,13.


As testemunhas itinerantes do Cristo ressuscitado incumbidos de testemunhar e levar à boa nova as nações do mundo inteiro cf. Mt 28,19; Jo 20,21.

A qual São Paulo fala “... do qual temos recebido a graça o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé ...” Rm 1, 5 cf. I Cor 1,17:

02/15 Missão

A missão do ministério apostólico é bem atestada no evangelho de Mateus capitulo 10, 1-42 onde entre as declarações de Cristo está o conteúdo primordial da missão do apostolado.

Destaca-se:

Expulsar demônios e curar toda enfermidade cf. 10,1

Evangelizar primeiro a casa de Israel cf. 10,6

Anunciar o Reino de Deus e sua Parusia cf. 10,7

Ressuscitar os mortos e purificar os doentes cf. 10,8

Serem operários, retribuídos com o sustento, pelos que é anunciado a “boa nova”. cf. 10,10-11.

Romperem relações com os indignos de ouvirem a Palavra; cf. 10,12-15;

Terem prudência e simplicidade; cf. 10,16;

Darem testemunho frente ao mundo e as perseguições humanas. cf. 10,17-18

Serão testemunhas inspiradas pelo Espírito Santo. cf. 10,19;

Serem fiéis mesmos nas traições; cf. 10,22;

A relação discípulo e mestre e etc. igualdade no amor; 10,24-25;

Serem verdadeiros pregarem em público ao mundo; cf. 10,26-27;

Não temerem os que matam o corpo e não a alma; cf. 10,28;

Instruções em caráter sócio-espiritual.

02/16 Procissão de Pedro

Confissão solene de Pedro a segunda, pois já havia confiado ao Pai seus serviços o que lhe valerá ser escolhido como fundamento d Igreja.

Após uma incursão no extremo norte, na região de tiro e de Sidônia, Jesus vai a Cesaréia. Lá, ele propõe aos discípulos, nos quais a fé se enraíza, um problema de confiança e auto-conhecimento recíproco.

_ “no dizer do povo, quem é o filho do homem?”

Eles respondem como ouvem.

_ “uns dizem que é João batista; outros Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas”

E Jesus pergunta

_ “E vós quem dizeis que eu sou”

Pedro o Primaz responde dentre os apóstolos e pelos apóstolos.

_ “Tu és o Cristo o filho de Deus vivo”

"E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus." (Mt. 16, 18).

Momento de fundação e direção para a teologia católica ocidental, as chaves que Pedro agora possui serão usadas para abrir a porta da Igreja aos Gentios, posteriormente; ele possui as chaves como mordomo da casa;

“Porei sobre seus ombros chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se ele fechar, ninguém abrirá; fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.” Is 22,22-23;

Ele recebe o poder “ligar e desligar” a qual na língua dos rabinos, ele tem o poder de excomungar; “admitir e excluir” sua decisão terá validade nos Reino dos céus.

Para os ascéticos que dizem que Pedro negou; e é relevante que sim; tal confirmação esta vista após a ressurreição;

S. Pedro é nomeado pastor das ovelhas de Cristo. Após a Ressurreição, Nosso Senhor confia a Pedro a guarda de seu rebanho, isto é, confia-lhe o cuidado de toda a cristandade, dos cordeiros e das ovelhas: "Apascenta os meus cordeiros", repete-lhe duas vezes; e à terceira: "apascenta as minhas ovelhas" (Jo. 21, 15-17).


Contraditório é o fato de os Protestantes afirmarem que Jesus não sabia se exprimir com claridade ou corretamente, pois queria dizer "Simão, tu és pedra, mas não edificarei sobre ti a minha Igreja, por que não és pedra, senão sobre mim." Fato que é contraditório pois Cristo mudou o nome de Simão em Cefas do aramaico e em transição com o latim Petrus = pedra: já para demonstrá-lo como Pedra visível da Igreja nascente;


Após a Ressurreição


Após a Gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor os Apóstolos terão papel principal na Igreja nascente, será dada a eles a missão essencial do cristianismo primitivo missão que ainda hoje se mantém viva na Igreja a missão de pregar a boa nova a todo o mundo, pois segundo a qual mandou seu Senhor.

“Ide, pois ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai tudo que vos prescrevi. Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo.”Mt 28, 1,20. cf. Jo 20, 21:

E assim como a missão que receberam que agora é do pai, como foi entregue Cristo, neste instante em diante é deles, que desenvolveram isto mais tarde com o empenho;
De árduo de S.Paulo as Igrejas surgiram em grande numero, pois ele dará ênfase Missiológica na Igreja;

E S. Pedro antes abrirá a porta da graça as os pagãos. Fundará também muitas outras comunidades no interior da Judéia e Comunidades que desenvolveram grande papel no Cristianismo mais tarde como a Igreja de Antioquia, e ;


A Igreja de Roma a qual fundamentará a mesma junto com S. Paulo e lá instituirá S. Lino como seu sucessor, e após seu martírio com S. Paulo em Roma por volta dos anos 64 a 67 D. C. esta terá o principal papel conjuntamente de liderança como atesta muitos Pais da Igreja. E a Tradição Apostólica. Herdando o Primado Petrino e sua jurisdição entre as outras Igrejas católicas.

O Espírito vivificador


Como consolo da Parte do Pai e do Filho é enviado o Paraclíto que os ajudará e os governará, todavia Cristo os deu após sua Ressurreição;

“Depois destas palavras soprou sobre eles dizendo ‘recebei o Espírito Santo’” Jo 20, 22:

Este que os confirmará e fará eles pregarem ao mundo, pois que sua inicial missão era pregar a casa de Israel e a seus filhos perdidos, cf. Lc 24, 47-49; mais por Sinal estes seguiriam sua pregação ao mundo, e este sinal veio com a confirmação e dons dados por meio do Espírito vivificador, a eles entreguem e abraçados pela comunidade de Jerusalém Cf. At 2, inteiro;

Cumpri-se a profecia de Joel “[...] Sobre Meus servos e as minhas servas, derramarei naquele dia meu Espírito e profetizarão” cf. Jl 3, 1-5:

Pois assim a Igreja permanecerá fiel a Deus e consagrada ao Espírito sendo a fortaleza intragável que “as portas do inferno não prevaleceram” como Cristo prometeu cf. Mt 16, 18.