domingo, 27 de outubro de 2013

A Imitação de Maria: Parte XIV

Do apego inquebrável à Santíssima Virgem

Por: Eduardo Moreira

            Maria é a árvore firme na qual estão ligados os galhos frágeis que somos nós, miseráveis pecadores. Falo da árvore, porque a árvore aponta para o céu em seu crescimento, mas está na Terra. Assim também é Maria, isto é, da Terra, próxima dos homens, mas apontando sempre para o alto, que é Deus, de modo firme e inabalável.
            Aquele que se vincula à Santíssima Virgem se abastece do que ela oferece: a fortaleza espiritual. Quem Dela se aproxima toma parte de seus méritos que ela cede gentilmente e torna-se forte por seu auxílio.
            Os cristãos têm, pois, a missão de tornarem Maria mais conhecida e amada. É falta de caridade de um cristão se este conhecer o segredo da Santidade e não revela-lo. Um cristão que assim se comporta age como o homem que tendo recebido talentos os escondeu, conforme narra o Evangelho.
            Quantas almas se perdem em meio às heresias por terem recusado o auxílio maternal de Maria? E quantas almas poderiam se fortalecer mais se estivessem apegados com a Santíssima Virgem? Quantos méritos poderiam conseguir, se reduzissem seu orgulho a pó e, reconhecendo as virtudes de tão boa mãe, as implorassem?
            Temos que quebrar nosso orgulho e implorar o auxílio de Maria diariamente e várias vezes. Não devemos pedir esse auxílio apenas para nós, mas também para outros, em especial os hereges que julgam conhecer a Cristo sem conhecerem sua bondosa mãe.
            Não consegue se salvar aquele que não busca de todo o coração ser reflexo do Espelho da Justiça que é Maria. Ninguém se salva por seus próprios méritos e de forma idêntica, não consegue se salvar pela conduta que ele mesmo julga adequada. Apenas a força de Deus e capaz de salvar aos homens e essa força se mostra acessível ao homem graças à Virgem Santíssima, que mostra a santidade mais próxima da natureza humana.
            Ter fé e amor inquebrável por Maria não é exagero, é cuidado. Maria, como boa mãe mostra-nos o caminho para a salvação e mostra que é possível ser totalmente humano e ser santo. Se Deus quis depender de Maria para encarnar, porque haveria de não querer depender dela para salvar os homens?
            Maria é o espelho fiel de Deus e Ela pode, por misericórdia, mostrar-nos o Pai. Maria, Mãe de Deus, ensina-nos a amar a Deus e a servi-Lo como filhos e escravos vossos.

Oração pedindo o apego a Maria


Concedei-nos, Senhor, a nós que militamos sob o estandarte da Virgem, aquela plenitude de fé em Vós e de confiança em Maria, que nos assegurem a conquista do mundo. Dai-nos uma fé viva, animada pela caridade, que nos leve a praticar as nossas ações, unicamente por amor de Vós, e a ver-Vos e a servir-Vos sempre no nosso próximo; uma fé firme e inabalável como a rocha, que nos conserve calmos e resolutos no meio das cruzes, trabalhos e decepções da vida; uma fé corajosa que nos anime a empreender e prosseguir, sem hesitação, grandes coisas, por Deus e pela salvação do próximo; uma fé que seja a Coluna de Fogo da nossa Legião que nos guie avante unidos, - para acender em todos a chama do Amor divino, - iluminar os que estão nas trevas e sombras da morte, - animar os indecisos - restituir a vida aos mortos no pecado; e nos dirija os passos no caminho da paz; de forma que, terminada a batalha da vida, a nossa Legião possa reunir-se sem uma só perda, no Reino de Vosso Amor e Glória. Amém.