quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Desejo de Deus

“Sede Santos assim como vosso Pai Celeste é Santo.” Mt 5;48

Hoje podemos observar muitos cristãos em busca da santidade, mas embora que busquem viver, em muitos casos acabam se distanciando, por diversos fatores principalmente por causa do forte individualismo de nossos tempos, ou seja querem viver de sua maneira, ou como o mundo os molda, distorcendo o real significado da santidade e de sermos cristãos, como se santidade fosse algo impossível, e para chegar a ela tenha que ser triste, angustiado e sem vida.

Enfim sem vida, quando Deus deseja que tenhamos vida em abundância “Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que tenham em abundância.”cf. Jo 10,10;

Pois bem o verdadeiro convite de Deus para sermos Santos, é buscar seguir o caminho que Jesus viveu, seguindo seu estilo de vida. Como diz uma canção de Padre Zezinho: Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria e ao chegar ao fim do dia eu sei que dormiria muito mais feliz. Sabendo da Cruz que temos que carregar “Quem quiser ser meu discípulo, tome sua cruz e siga-me” Lc 9,23

Podemos ver também no Catecismo da Igreja Católica, o modo de termos uma vida regrada e feliz, estando em constante comunhão com Ele e com seus desígnios, vejamos.

“O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa da atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso: A razão mais sublime da dignidade humana consiste na sua vocação à comunhão com Deus. Desde o começo da sua existência, o homem é convidado a dialogar com Deus; pois se existe, é só porque, criado por Deus por amor, é por Ele, e por amor, constantemente conservado: nem pode viver plenamente segundo a verdade, se não reconhecer livremente esse amor e não se entregar ao seu criador” (CIC, nº 27)      

Mas quando buscamos viver enraizados segundo sua vontade e na intimidade dos Sacramentos, bebemos da fonte de água viva, assim alimentando nossa fé em Jesus Cristo verbo de Deus como podemos ver em colossenses, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.” Cl 2,7, e é esta fé que Deus anseia que busquemos, nos tornando capacitados segundo sua vontade.

E não devemos esquecer de nosso amado Deus, que nos concede tamanha esperança de sermos pessoas consagradas a seus planos e sua Igreja, filiadas ao seu amor, assim coroando nossa esperança este nosso Deus é capaz de fazer o impossível em nossas vidas,como podemos ver em Timóteo, “Pusemos a nossa esperança em Deus vivo.” 1 Tm 4,10, pois é neste Deus vivo que encontramos refúgio, abrigando quem verdadeiramente somos.

O Catecismo da Igreja Católica também vem nos lembrar qual o meio de chegarmos a Deus, vejamos.

“Criado à imagem de Deus, chamado a conhecer e amar a Deus, o homem que procura Deus descobre certos caminhos de acesso ao conhecimento de Deus. Também se lhes chama provas da existência de Deus não no sentido das provas que as ciências naturais indagam mas no de argumentos convergentes e convincentes que permitem chegar a verdadeiras certezas.” (CIC nº 31).

Verdade e caminho ao céu obtemos através da única Igreja de Deus que é “coluna e sustentáculo da verdade” I Tm 3,15

Porém é este mesmo Deus que demonstra-nos que pela simplicidade de coração e amor ao próximo nós santificados, assim glorificamos o nome do Senhor Jesus com nosso testemunho, Pe. Pio de Pietrelcina vem nos falar, “Façamos o bem, enquanto temos tempo à nossa disposição. Assim, daremos glória ao nosso Pai Celeste, santificaremos nós mesmos e daremos bom exemplo aos outros”, pois quando glorificamos o nosso Deus e o tomamos como Senhor de nossas vidas, somos guiados pelo seu Espírito que concede fortifica e auxilia seus filhos com graças, pois fomos remidos pelo sangue de Jesus.


Aline Silva
Colaboradora do Apost. São Clemente Romano
Santa Cruz do Capibaribe 22 de Julho de 2010.