quarta-feira, 14 de julho de 2010

40 Mártires do Brasil, os primeiros missionários, mortos em naufrágio por ataque dos Calvinistas no séc. XVI.


QUEM ERAM OS 40 'MÁRTIRES DO BRASIL'


Lisboa, 13 jul (RV) - Celebrada no próximo dia 17, a festa dos 'Mártires do Brasil' será comemorada no domingo, dia 18, com uma missa na Paróquia de São Nicolau, (cais de São Julião), de onde eles iniciaram a sua viagem marítima a caminho do Brasil.

A Eucaristia será transmitida ao vivo para todo o país pela Rádio Renascença, e no mesmo dia, por volta das 12h00, a TVI, no programa “Oitavo Dia” (Cónego António Rego), focará as suas vidas e a sua atualidade eclesial e missionária, em especial para os jovens de hoje.

Os Mártires do Brasil eram um grupo de 40 jesuítas jovens (entre 20 e 30 anos), 32 portugueses e oito espanhóis, destinados à missão de evangelização no Brasil em 1570.

Os 2 sacerdotes, 2 diáconos, 23 estudantes e 14 irmãos eram chefiados por Inácio de Azevedo. Durante a viagem, sua nau foi interceptada nas Ilhas Canárias por navios de calvinistas. Ao saber que eram missionários católicos, os calvinistas, os atiraram ao mar em 15 de julho de 1570.

O Papa Pio IX beatificou o grupo em 11 de maio de 1854.

Para Pe. João Caniço sj, vice-postulador da causa de canonização dos beatos, “cada um destes mártires merece a memória, a devoção, a imitação e a homenagem dos seus conterrâneos, que, por sua vez, se devem sentir orgulhosos deste seu glorioso antepassado, reconhecido pela Igreja Universal”.

Para a sua canonização, é condição necessária que o seu culto seja reconhecido como permanente entre o povo cristão. “Mas será melhor ainda se, por seu intermédio, Deus manifestar sua intervenção através de um milagre autêntico. Para isso, vamos pedir a Deus a canonização destes jovens e heróicos missionários, modelos para a nossa juventude” – afirma. (CM)



FONTE:
 
http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=407796