sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que é Patrológia, para a teológia católica?

O que é Patrologia?


O estudo da doutrina dos Obras Santos Padres da Igreja, mais especificamente sua Obras.

O conceito de Patrologia segundo alguns forá utilizado pela primeira vez pelo teólogo protestante João Gerhard (1637) como título de sua obra póstuma publicada com o título;

“Patrologia sive de primitivae Ecclesiae Christianae Doctorum vita ac lucubrationibus” (Patrologia ou vida e obras dos Doutores da Igreja cristã primitiva),

O estudo dos Padres do ponto de vista histórico e literário. É a principal característica da Patrologia que trata necessariamente de um ramo teológico, cujo núcleo essencial e primordial é centrado nos Padres da Igreja e seus escritos no sentido eclesial, assim é um estudo detalhado que trata a literatura cristã antiga em todos os seus aspectos e com todos os métodos apropriados.

Desta forma, este estudo visa promover o conhecimento da doutrina dos Pais da Igreja ou Santos Padres da Igreja, além de toda sua riqueza e contribuição variada com a Igreja em vários aspectos fundantes da Doutrina, fé costumes e Tradição, nós VII primeiros séculos. Sendo também matéria teológica para a Igreja Católica.

Em Patrologia as obras, destes homens figuras ilustres no contexto doutrinário e litúrgico da Igreja católica, tem por finalidade identificar, meditar e estudar sobre a doutrina pregada desde a Igreja Primitiva. Até o fim do século, VII.

Sendo assim, é dever de todos os cristãos, com primazia os católicos conhecerem estes ensinos e lições da valorosa tradição literária e Patrística, estudada e analisada nas numerosas Obras dos Santos Padres, pela Patrologia.

John Lennon J. da Silva
Ad Majorem, Gloriam Dei