terça-feira, 20 de julho de 2010

Papa Bento XVI e o Patriarca ortodoxo Russo Kirill comungam as mesmas opiniões tratando-se de questões morais.

O Patriarca russo Kirill está "plenamente de acordo com Bento XVI sobre as inúmeras e urgentes questões morais".

A ocasião desse pronunciamento foi numa coletiva realizada em Moscou, ontem, às vésperas da viagem oficial do Patriarca de Moscou e de Todas as Rússias à Ucrânia, de 20 a 28 deste mês. Segundo o jornal vaticano, L'Osservatore Romano, o patriarca de Moscou voltou a reiterar o mesmo ponto de vista com o Santo Padre, em especial sobre a defesa dos valores comuns.


"Sobre muitas questões públicas e morais – afirma o jornal da Santa Sé – a visão de Bento XVI coincide totalmente com a da Igreja Ortodoxa Russa. Isso oferece a oportunidade para promover os valores cristãos em sintonia com a Igreja Católica, sobretudo nas organizações e nos encontros internacionais."

Sobre os desafios para o protestantismo contemporâneo, Kirill cita o fenômeno "muito perigoso" de que os cristãos tenham deixado entrar em sua vivência cotidiana "elementos pecaminosos do mundo, que lhes são oferecidos pela sociedade secular, inclusive justificando-os". O resultado é que frases feitas são repetidas dentro das igrejas protestantes, e cultivam espaço no pensamento religioso. (BF).

COMENTARIO: até este patriarca cismático da Russia, manifesta apoio a posição atual do Papa tratando-se de moral, reconhecendo toda a perseguição que esta sendo desencadeada ao atual Papa pelo ocidente imprensa e até teólogos, pena que ainda não concordam tratando-se de doutrina e unidade, mais rezemos para que um dia sejamos Cristãos unidos novamente e rezemos para um justo e correto ecumenismo.

Fonte: Cidade do Vaticano, 20 jul (RV) - http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=409477