segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Confiabilidade e veracidade do ministério e estadia de Pedro em Roma


Tumulo de Pedro no Vaticano

Escreve-se muito sobre este assunto, muitos colegas apologistas católicos já argumentaram sobre o tema, mas novamente retomarei as provas do bispado de Pedro em Roma; por que na semana passada ao ter interpelado um protestante sobre o tema, cheguei até expor (I Pd 5,13) e o uso do termo ‘babilônia” usado simbolicamente para designar Roma, a “cidade das sete colinas” como também usará a mesma linguagem o Apostolo João no Apocalipse.

Fato é que vários escritores protestantes e teólogos reformados negam que Pedro tenha ido a Roma ou exercido ministério na cidade, muitos chamam de erro cronológico e ‘tradição’ esta afirmação católica, seria de esperar que eles deturpassem o que sempre foi acreditado pelo Cristianismo desde os primeiros séculos.

O mesmo colega protestante com que conversei até confessou que Pedro sofreu martírio em Roma, mas não acreditava que ele teria sido Bispo e consequentemente fundado a Igreja católica, nem valeu citar a Historia Eclesiástica de Eusébio de Cesaréia, pois o mesmo apesar de fazer referencia a obra não a conhece profundamente, assim como a uma série ininterrupta de testemunhos sobre o tema, que apresentarei neste artigo.

Pedro estava na Igreja da “babilônia” segundo as Escrituras.

O Apostolado de Pedro e seu martírio em Roma, tem encontro na alusão de Jesus que falou (cf. Jo 21, 18) da morte do apostolo. Outro indicio da ida de Pedro a Roma encontra-se em sua primeira Epístola que alegoricamente e simbolicamente trata da Igreja instaurada em Roma. “A igreja que está em babilônia, escolhida, como vós saúda-vos...” (1Pd 5,13);

O termo “babilônia” cujo a exegese católica atribui-a referente a cidade de Roma, o Apostolo João usa o mesmo termo no Apocalipse quando retrata-se a “cidade das sete colinas” cf. Ap 14, 8; 16, 19; 17,5: linguagem pejorativa utilizada pelo cristãos primitivos para designar Roma nos tempos primeiros da perseguição do Império ao Cristianismo,é bom enfatizar que a cidade da babilônia junto a rio Eufrates, na época não era habitada encontrava-se e ruínas.

Pregação em Roma

Sobre seu ministério em Roma, temos os seguintes testemunhos:

"Lancemos os olhos sobre os excelentes apóstolos: Pedro foi para a glória que lhe era devida; e foi em razão da inveja e da discórdia que Paulo mostrou o preço da paciência: depois de ter ensinado a justiça ao mundo inteiro e ter atingido os confins do Ocidente, deu testemunho perante aqueles que governavam e, desta forma, deixou o mundo e foi para o lugar santo. A esses homens [...] juntou-se grande multidão de eleitos que, em conseqüência da inveja, padeceram muitos ultrajes e torturas, deixando entre nós magnífico exemplo." (São Clemente Bispo de Roma, ano 96, Carta aos Coríntios, 5,3-7; 6,1). Clemente o 3º Bispo de Roma após Pedro, dá testemunho do belíssimo exemplo que o Apóstolo deixou entre os cidadãos Romanos.

"Não é como Pedro e Paulo que eu vos dou ordens; eles foram apóstolos, eu não sou senão um condenado" (Santo Inácio Bispo de Antioquia - Carta aos Romanos 4,3 - 107 d.C). Se Pedro não esteve em Roma, qual é o sentido destas palavras de Inácio de Antioquia?

"Assim, Mateus publicou entre os hebreus, na língua deles, o escrito dos Evangelhos, quando Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundavam a Igreja." (Santo Ireneu Bispo de Lião - Contra as Heresias,III,1,1 - 180 d.C)

A edição de Marcos do Evangelho segundo a tradição, fora escrito a pedido dos romanos que tinham sido catequizados por Pedro quando estava em Roma: cujo foi produzido baseado nas exortações de Pedro, e guardadas fielmente por Marcos, outros Padres da Igreja como Papias, Irineu de Lião e Orígenes também confirmam esta tradição.

"Marcos escreveu o seu Evangelho a pedido dos Romanos que ouviram a pregação de Pedro" (Clemente de Alexandria, [215 D.c.] Hist. Ecl. VI, 14).

"Tendo vindo ambos a Corinto, os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina evangélica.” (Dionísio de Corinto (170) Fragmento conservado na História Eclesiástica de Eusébio, II,25,8.).

"Logo depois, o supracitado mágico [Simão], com os olhos do espírito impressionados por uma luz divina e extraordinária, após ter sido convencido de suas insídias [cf. At 8,18-23] pelo apóstolo Pedro, na Judéia, empreendeu uma longa viagem além-mar. Fugiu do Oriente para o Ocidente, julgando que, somente ali, poderia viver de acordo com suas convicções. Veio para Roma, onde foi bastante coadjuvado pela potëncia ali bem estabelecida [cf. Ap 17], e em pouco tempo sua iniciativas tiveram êxito, pois foi honrado como um deus pelo povo da região, com a ereção de uma estátua. Mas estas coisas pouco duraram. Imediatamente depois, ainda no começo do império de Cláudio, a Providência universal, boníssima e cheia de amor aos homens, conduziu mão a Roma, qual adversário deste destruidor da vida, o valoroso e grande apóstolo Pedro, o primeiro dentre todos pela virtude. Autêntico general de Deus, munido de armas divinas [cf. Ef 6,14-17; 1Ts 5,8], trazia do Oriente ao Ocidente a preciosa mercadoria da luz inteligível, e anunciava, como a própria luz [cf. Jo 1,9] e palavra da salvação para as almas, a boa nova do reino dos céus" (Eusébio de Cesaréia - HE,III,14,4-6 - 317 d.C)

"Sob Cláudio [Imperador], Fílon [quande historiador judeu] em Roma relacionou-se com Pedro, que então pregava aos seus habitantes." (Eusébio de Cesaréia - HE II,17,1 - 317 d.C)

Este historiador e também filosofo judeu é mais conhecido como Fílon de Alexandria, segundo registros viajou a Roma nos tempos em que encontrava-se Pedro em Roma, e conversou com o Apostolo.

Bispo de Roma

Sobre o Bispado do Apostolo, os testemunhos abaixo dão detalhes sobre os anos e a certeza do ministério por Pedro exercido quando estava em Roma.

"Neste tempo, Pedro exercia em Roma a função de Bispo" (Sulpício Severo, falando do tempo de Nero. His. Sacr., n. 28)

“Pedro, de nacionalidade galiléia, o primeiro pontífice dos cristãos, tendo inicialmente fundado a Igreja de Antioquia, se dirige a Roma, onde, pregando o Evangelho, continua vinte e cinco anos Bispo da mesma cidade” ( Eusébio de Cesaréia, HE,III,14,4-6).

"Lino foi Bispo de Roma após o seu primeiro guia, Pedro."(Doroteu, In: Syn.)

Argumentando nos seguintes termos a um grupo de hereges: "Posso mostrar-vos os troféus (túmulos) dos Apóstolos. Caso queirais ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, lá encontrareis os troféus daqueles que fundaram esta Igreja.” ( Gaio, presbítero romano, em (199) Eusébio, História Eclesiástica, 1125, 7.).

"Simão Pedro foi a Roma e aí ocupou a cátedra sacerdotal durante 25 anos" (S. Jerônimo, De Viris Ill. 1, 1).

"A sucessão de Bispos em Roma é nesta ordem: Pedro e Paulo, Lino, Cleto, Clemente etc...” (Epifânio de Salamina, ii. 27 - Sales, St. Francis de, The Catholic Controverse, Tan Books and Publishers Inc., USA, 1989, pp. 280-282).

"Você não pode negar que sabe que na cidade de Roma a cadeira episcopal foi primeiro investida por Pedro, na qual Pedro, cabeça dos Apóstolos, a ocupou." (Optato de Milevo, De Sch. Don).

"Depois do martírio de Pedro e Paulo, o primeiro a obter o episcopado na Igreja de Roma foi Lino. Paulo, ao escrever de Roma a Timóteo, cita-o na saudação final da carta [cf. 2Tm 4,21]." (Eusébio Bispo de Cesaréia - HE,III,2 - 317 d.C).

"[...]quanto a Lino, cuja presença junto dele [do Apóstolo Paulo] em Roma foi registrada na 2ª carta a Timóteo [cf. 2Tm 4,21], depois de Pedro foi o primeiro a obter ali o episcopado, conforme mencionamos mais acima." (Eusébio Bispo de Cesaréia - HE,IV,8 - 317 d.C).

Também citado por S. Agostinho:

"S. Lino sucedeu a S. Pedro" (Santo Agostinho de Hipona, Epist. 53)

"[...]Alexandre recebeu o episcopado em Roma, sendo o quinto na sucessão de Pedro e Paulo" (Eusébio Bispo de Cesaréia - HE,IV,1 - 317 d.C).

"A cátedra de Roma é a cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade sacerdotal.” (S. Cipriano (+258) Epístola 55,14. Ou De Ecclesiae Unitate)

Martírio em Roma

O Martírio de Pedro é até aceito por alguns protestantes, mais a pergunta que cabe a eles é Pedro exerceu ministério em Roma? Pregou o Evangelho aos Romanos antes de ser crucificado de cabeça para baixo? Organizou a Igreja em Roma junto com Paulo? São perguntas centrais postas as repostas confirmam a apostolicidade da Igreja de Roma.

"Tendo vindo ambos a Corinto, os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina evangélica. A seguir, indo para a Itália, eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e, por fim, sofreram o martírio simultaneamente" (Dionísio de Corinto, ano 170, extrato de uma de suas cartas aos Romanos conforme fragmento conservado na HE II,25,8).

"Eu, porém, posso mostrar o troféu dos Apóstolos [Pedro e Paulo]. Se, pois, quereis ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, encontrarás os troféus dos fundadores desta Igreja" (Discurso contra Probo - Caio presbítero de Roma, + ou - 199 d.C). Eusébio também trata deste escrito em HE II,25,7.

"A Igreja também dos romanos publica - isto é, demonstra por instrumentos públicos e provas - que Clemente foi ordenado por Pedro." "Feliz Igreja, na qual os Apóstolos verteram seu sangue por sua doutrina integral!" - e falando da Igreja Romana, "onde a paixão de Pedro se fez como a paixão do Senhor." "Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na Cruz.” ( Tertuliano (155-222) Scorp. c. 15).

"Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo" (Orígenes, +253, conforme fragmento conservado na HE, III,1).

"Quando Nero viu consolidado seu poder, começou a empreender ações ímpias e muniu-se contra o culto do Deus do universo. [...] Foi também ele, o primeiro de todos os figadais inimigos de Deus, que teve a presunção de matar os apóstolos. Com efeito, conta-se que sob seu reinado Paulo foi decapitado em Roma. E ali igualmente Pedro foi crucificado [cf. Jo 21,18-19; 2Pd 1,14]. Confirmam tal asserção os nomes de Pedro e de Paulo, até hoje atribuídos aos cemitérios da cidade." Eusébio Bispo de Cesaréia - HE,II,25,1-5 - 317 d.C).

"Pedro, contudo, parece ter pregado aos judeus da Diáspora, no Ponto, na Galácia, na Bitínia, na Capadócia e na Ásia [cf. 1Pd 1,1), e finalmente foi para Roma, onde foi crucificado de cabeça para baixo, conforme ele mesmo desejara sofrer." (Eusébio Bispo de Cesaréia - HE III,2 - 317 d.C)

Indícios arqueológicos

Foram realizadas entre 1940 e 1950 buscas arqueológicas e varias escavações observadas pela Igreja, junto ao subsolo da Basílica de São Pedro no Vaticano onde acreditava-se encontrar o tumulo de Pedro, mesmo local do “Circo de Nero” onde proximamente Pedro sofreu martírio. A coordenação das pesquisas ficou a cargo da italiana Margherita Guarduci, que deparou-se com que seria uma necrópole atribuída a Pedro, inclusive contendo vários grafitos entre eles a inscrição “Petrós Ení” que significa “Pedro esta aqui” em grego.

Neste sepulcro encontrou-se uma ossatura, um esqueleto quase completo só não tinha os pés e a cabeça que pertenceriam a um homem robusto de 60 a 70 anos. Graças aos testes do Carbono 14, foi datado do I século, encontrou-se também fragmentos de uma estola púrpura com fios de ouro que envolvia o corpo, revelando se a reverencia e honra prestada a ele, denotando sua importância, sabe-se que a veneração a este local assim como as catacumbas de São Sebastião são provenientes do I século.

O Papa Pio XII que acompanhava tudo na época em 23 de Dezembro de 1950 anunciou a descoberta a todo o mundo durante a mensagem de Natal, e reafirmada nas palavras do Papa Paulo VI, no dia 26 de Junho de 1968.

John Lennon J. da Silva

Referencias:

LAURENTIN, René. Pedro, o Primeiro Papa. [tradução Elizabeth Centeno Maggio] São Paulo: Paulinas, p. 180-183, 1997.