sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alegação Protestante de que os católicos “adoram” aos Santos e Maria

Há algumas semanas, certo jovem remeteu uma pergunta, a nosso apostolado em que se referia a alegação maciça que fazem os protestantes, a respeito dos Santos e Maria cujo dizem que os católicos prestam “adoração” vejamos a resposta:

Alegação que adoramos os Santos ou Maria

Os protestantes nos acusam de Adorar aos Santos esta acusação é muito antiga os primeiros a nós acusar foram os judeus que acusaram os cristãos de adorar os primeiros mártires o texto hagiográfico abaixo trata-se do mais antigo do Cristianismo narra os fatos que circundavam os discípulos do Bispo Policarpo após seu martírio, os mesmos foram acusados de adorar a Policarpo, por terem recolhido seus ossos e honrarem seu dia como atestado na carta.

“[...]Quando possível, é aí que o Senhor nos permitirá reunir-nos, na alegria e contentamento, para celebrar o aniversário de seu martírio, em memória daqueles que combateram antes de nós, e para exercitar e preparar aqueles que deverão combater no futuro.” (Martírio de Policarpo 18 +- 160 D.C)

Argumentaram contra os judeus os cristãos de Esmirna.

“Ignoravam eles que não poderíamos jamais abandonar Cristo, que sofreu pela salvação de todos aqueles que são salvos no mundo, como inocente em favor dos pecadores, nem prestamos culto a outro. Nós o adoramos porque é o Filho de Deus. Quanto aos mártires, nós os amamos justamente como discípulos e imitadores do Senhor, por causa da incomparável devoção que tinham para com seu rei e mestre. Pudéssemos nós também ser seus companheiros e condiscípulos!” (Martírio de Policarpo 17:2 +- 160 D.C).

Como pode ser ver tal pratica já era zelada pela Igreja Primitiva.

O culto que tributamos aos Santos é chamado de culto de (Dulia) termo eu quer dizer “honra” versado do grego "douleuo” assim como o culto de (Hiper dulia) tributado a Mãe de Deus Filho por ser mais digna e ser gerado e trazido em seu ventre a Jesus ao contrario do Culto de (Latria) que atribuímos só a Deus e significa Adorar do grego "latreuo".

O termo Dulia também corresponde a “Veneração” que os protestantes semanticamente confundem com a “Adoração” argumentando que ambos são as mesmas coisas, mas o termo não corresponde “adoração” em certas ocasiões remete a Carinho, zelo, admiração, respeito, reverencia , consideração etc. Se não fosse então S. Paulo ao dizer:

“Venerado seja entre todos o matrimônio” (Hb 13, 4). Estaria mandando “adorar” ao matrimonio obvio que não, como elucidado acima.

Ate Lutero honrava e tribuva respeito a virgem, pela que os neo-protestantes esquecem de suas raízes.

"As grandes coisas que Deus fez em Maria é reduzida para ser a Mãe de Deus. Com isso, foram concedidos muitos outros bens que ninguém pode entender. Daí segue toda honra, toda a sua felicidade e que ela está no meio de toda a raça humana de uma pessoa totalmente único e incomparável. Ela teve com o Pai Celestial uma criança e uma criança ... É que inclui toda a honra dele, quando é chamada Mãe de Deus. Ninguém pode dizer nada mais do mesmo, embora se tivesse tantas línguas quantas folhas é como capim estrelas do céu ou as praias de areia. Devemos refletir em nossos corações o que significa ser a Mãe de Deus ". (Martin Luther, Auslegung des Magnificat, 1522: LW 7,572).

Quando a Catecismo preconiza a ‘Veneração’ prestada a imagens diz que tal honra “é uma veneração respeitosa, e não uma adoração, que só compete a Deus:” CIC º 2132 como você é claro no ensino da Igreja que veneração não remonta adoração, especificamente no culto dos Santos e da Virgem cf. CIC 971, 61, 1090.

Podem também alegar também que qualquer genuflexão é ou ato de se ajoelhar é adoração, mas o AT, esta repleto de situações em que personagens bíblicos prostraram-se sobre terra em frente a homens e até anjos, é claro que estas ocasiões não são literalmente adoração, mas fazem com que estas alegações heréticas e que não passam de distorçam da verdade caiam por terra. Vejamos os casos.

"Pela terceira vez, mandou o rei [Ocozias da Samaria] um chefe com os seus cinqüenta homens, o qual, chegando aonde estava Elias, pôs-se de joelhos e suplicou-lhe, dizendo: Peço-te, ó homem de Deus, que a minha vida tenha algum valor aos teus olhos e a destes cinqüenta homens teus servos " (2Rs 1,13).

"Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra" (Gn 18,2).

"Moisés saiu ao encontro de seu sogro, prostrou-se e beijou-o. Informaram-se mutuamente sobre a sua saúde e entraram na tenda" (Ex 18,7).

"Quando Abigail avistou Davi, desceu prontamente do jumento e prostrou-se com o rosto por terra diante dele" (1Sm 25,23).

Mais sobre atos de veneração podem ser encontrados em Gn 23,12; Gn 33,3; Ex 18,7; 1Sm 25,41; 2Sm 9,6; 14,4.

"Qual é o seu aspecto? É um ancião, envolto num manto. Saul compreendeu que era Samuel, e prostrou-se com o rosto por terra" (1Sm 28,14).

Por ultimo também apelam para os exageros e más práticas vindas da parte de alguns católicos alicerçados na piedade popular, que até fazem coisas entranhas, (ex. superstições, vestir as imagens e etc.) estas que contradizem o sentido da devoção e veneração aos Santos e a Maria que tem como finalidade o consumador de nossa fé Jesus Cristo, usando assim os estes erros de católicos que não possuem uma boa percepção da veneração aos Santos, para aludir que a Igreja ensina a adoração aos Santos, sobre estes erros queria trazer uma reflexão sobre estes comportamentos do hoje Teólogo Católico e ex-protestante Scott Hahn:

“Eu não vou fazer nenhum julgamento final sobre este comportamento, mas vou dizer que se isto é tudo o que você tem, está deforme. E com frequência católicos não só não tem uma percepção equilibrada do que é a veneração dos santos com relação a Cristo como eles têem pouca capacidade de articular o que eles realmente estão fazendo caso tenham um percepção equilibrada.” (A veneração dos santos através de uma perspectiva bíblica).