quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O padre que usa amicto!

Por John Lennon J. da Silva.

No mês passado escrevi artigo intitulado “As arbitrariedades contra a Sagrada Liturgia” tratei de como anda a liturgia no Brasil, e fiz menção aos erros que têm cercado a vida litúrgica de muitas Igrejas, pois bem entre as minhas afirmações sobressai-se para o leitor, o descuido que têm tido parte do clero em relação à celebração da Sagrada Liturgia. Prova disso é a falta dos paramentos litúrgicos e de um verdadeiro “espírito litúrgico” entre os fieis.

Falar desta situação parece não ser tarefa das mais animadoras, já que uma celebração correta como pede a Igreja tornou-se coisa rara. Mas para glória de Deus muitos padres e bispos zelosos quanto à liturgia, tem demonstrado vigor e testemunho trazendo consigo exemplos peculiares que se constituem pérolas de esperança na restauração do que fora perdido.

Uma destas pérolas que eu pude ver com meus próprios olhos no último domingo dia 21/08, e quero compartilhar com todos os leitores do site nesta época de crise na fé e secularização. No domingo pela noite me dirigi junto com minha namorada para participarmos da Santa Missa pelas 18:00 horas em Igreja aqui de Caruaru. A Santa Missa foi celebrada pelo Revmo. Pe. Francisco Xavier Ribeiro [foto do lado direito] um piedoso e conhecido padre aqui da Diocese de Caruaru, participei de toda a celebração na forma ordinária e ao final acompanhei minha namorada que tem o Revmo. Pe. Francisco como diretor espiritual e desejava presenteá-lo com uma pequena lembrança. Então depois de rápida conversa com ele após a benção final, fomos o seguindo até a sacristia e ficamos próximos a porta de entrada aguardando o padre retirar as vestes litúrgicas para que minha namorada entrega-se seu presente.

Eu particularmente observava tudo atentamente, naquele momento o padre Francisco estava a tirando a estola, casula, cíngulo e a alva pensava eu que havia ele concluído a retirada das vestes litúrgicas e logo apareceria sua veste ordinária. Mas observei em volta do pescoço dele sobre os ombros uma pequena veste, cuja em baixo ele dava um nó nas duas pontas, eu espantei-me por nunca ter visto um padre com um “amicto”¹ [observe a imagem da postagem] só havia visto aquela veste em fotos ou ilustrações litúrgicas, já que há muitas décadas parece ter ela caído em desuso. Naquele momento minha namorada percebeu a veste com estranheza e até comentou o excesso de vestes ao padre, que respondeu com um sorriso rápido.

Logo após o ocorrido pensava e refletia aquele fato, tão raro, tão simples e rico. Raro por que em nossos dias a liturgia tem enfrentando uma crise de identidade e muitos padres encontram-se cômodos quanto ao uso das vestes litúrgicas como manda o Magistério e a Tradição, tal descuido litúrgico já foi condenado várias vezes o Beato João Paulo II dizia; "Deixar de observar as prescrições litúrgicas sobre a exigência dos parâmetros à celebração é interpretado como falta de respeito à Eucaristia". O gesto e o cuidado daquele sacerdote inflamavam em mim esperança, pois mesmo em tempos de crise, secularização e perigo para a fé católica: muitos padres mantêm a fé e cuidado com as orientações que sempre marcaram a vida litúrgica da Igreja.

E durante a volta para casa comentava rapidamente com minha namorada, o valor e a piedade que demonstrava aquele sacerdote ao utilizar aquela veste que aos olhos de muitos é estranha, pois quase não é vista já que caiu em desuso por sacerdotes de diversas paróquias e dioceses do país. Dizia a ela que era coisa raríssima ver um sacerdote usá-la e que o Pe. Francisco se distinguia em meio a uma multidão de analfabetos em liturgia.

Queria trazer este exemplo zeloso para que os leitores e amigos saibam que existem muitos valorosos heróis na Fé, que se tornaram anônimos depois da tempestade que produziram na Igreja Católica os heterodoxos e homens de má fé. Rezemos por sacerdotes dignos e verdadeiros e peçamos a Deus que mantenha fieis os corações de inúmeros bispos, e padres como este sacerdote de pouco mais de 57 anos, assim como religiosos e leigos que têm corajosamente a mando do Senhor Jesus anunciado a boa nova e pelejado pela verdade e pela preservação do que fora legado a única Igreja de Cristo. E mantenha-nos unidos ao sucessor de Pedro.

Notas:

Amicto¹: É a primeira veste que o Sacerdote coloca sobre os ombros e em volta do pescoço. Representa o elmo da salvação que defende o Sacerdote das insídias de Satanás. Ao vesti-la é rezada a seguinte oração: "Colocai, Senhor, na minha cabeça o elmo da salvação para que possa repelir os golpes de Satanás".