terça-feira, 1 de março de 2011

Amadurecimento do vinculo com a Igreja

Série sobre a RCC dividida em V Partes, esta é a última parte.

É interesse e querida pelo Magistério da Igreja o amadurecimento da Renovação que esta sendo propagada nos ambientes católicos pelas “Novas Comunidades” para edificação mútua da Igreja, por meio dos “Novos Carismas”. Uma aproximação madura destes movimentos quanto doutrina tradicional da Igreja, ou seja, como disse o Papa João Paulo II a “maturidade eclesial” o que vira a freiar muitos abusos e excessos que têm acontecido em várias comunidades ligadas a RCC, referentes a liturgia, doutrina e teologia, o que têm causado desvirtuamento da Renovação proposta pelo Vaticano II, e oposição ou aversão da parte de grupos “tradicionalistas”.

Pode-se verificar nas petições dos últimos dois papas, esta proposta de “amadurecimento”.

Falando as Novas Comunidades disse o Papa João Paulo II,

“O seu nascimento e crescimento trouxe para a Igreja uma nova vida, novidade, e as vezes rupturas e excessos de um lado, e de outro a muitos preconceitos e reservas. Foi um período de provações da sua fidelidade, uma ocasião importante para verificar a autenticidade de seus carismas. Hoje uma nova época se abre perante vocês; a maturidade eclesial. Isto não significa que todos os problemas estão resolvidos, é antes um desafio “Um caminho a tomar. A Igreja espera de vocês os frutos “maduros” da comunhão e compromisso.” (Discurso de João Paulo II, de 30 de Maio de 1998, Nº 6.).

O Papa Bento XVI, em 2008 em discurso disse o seguinte,

“Falta cumprir a tarefa de promover uma comunhão mais madura de todas as componentes eclesiais, para que todos os carismas no respeito da sua especialidade possam contribuir plena e livremente para edificação do Único corpo de Cristo” (Discurso do Papa Bento XVI, em Roma 17 de Maio de 2008). Lembrará ele das palavras de seu predecessor João Paulo II.

Rezemos a Deus, para que esta “comunhão madura” seja mais rápido possível colocada em prática e instaurada nas Novas comunidades. E demos graças a Deus por muitos irmãos, leigos, padres e Bispos estarem se esforçado neste sentido.

John Lennon J. da Silva