Por Taiana Froes.
O que é Modéstia?
A modéstia católica está relacionada com o pudor, com as virtudes da humildade e da castidade. É o sentimento ou a virtude que leva a não expor demais o corpo, velando as partes mais provocantes para o sexo oposto, cobrindo a pele nua, preservando a própria pureza e a dos demais. Envolve não somente cobrir partes do corpo, como também obscurecer a sua forma, evitando roupas muito justas, por exemplo.
A Igreja espera dos católicos vestir-se modestamente, principalmente na Santa Missa e no sacramento da comunhão:
A Igreja espera dos católicos vestir-se modestamente, principalmente na Santa Missa e no sacramento da comunhão:
"Para se prepararem convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja (222). A atitude corporal (gestos, traje) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo Se torna nosso hóspede." (Catecismo da Igreja, no nº 1387).
O Papa Pio XII declarou que as mulheres devem cobrir seus braços superiores e ombros, que suas saias devem ser abaixo do joelho, e o decote não deve revelar nada.
A Igreja condena o uso de roupas que exibem o corpo e faz dele um objecto. Também espera-se dos homens vestir-se modestamente, nada de andar sem camisa por aí, muito menos ir a missa de calções.
Nossa Senhora, em sua aparição em Fatima (1917) citou a modestia do vestuário: "Virão umas modas que ofenderao muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com as modas. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo." A módéstia feminina é uma forma de imitar a modéstia perfeita de Nossa Senhora.
Videos sobre Modéstia:
Fonte:
FROES. Taiana. A Modéstia. Blog Temas polêmicos da Igreja Católica, Lisboa- Portugal. Disponível em: http://temaspolemicosigreja.blogspot.com/2011/01/modestia.html Acesso em: 12 de Março 2011.