quinta-feira, 24 de março de 2011

Resposta ao comentário de um protestante.


Comentário (veja ao final desse texto):

Boa Tarde, me chamo Ismael Rodrigues, moro em Fortaleza, não sou participante de nenhuma denominação, nen evangélica e nen católica, mas estudo bastante a bíblia e eis uma curiosidade... De onde surgiu o culto mariano? quem deu a ordem ou a quem foi revelado isso? se O próprio cristo disse ser o único caminho que leva ao pai e seu espírito é o que intercede unicamente por nós, pq na igreja católica existem tantos "santos" a quem o povo é levado a adorar como deus?
se a bíblia diz que Deus não divide sua glória com ninguém, quem recebeu a autoridade de fazer tronos no céu? e pq a bíblia diz que ninguém ainda subiu ao céus, senão aquele que desceu de lá? mas que todos dormem no senhor? A igreja que serve a Deus ou Deus é que serve a igreja católica? agindo conforme suas leis criadas aqui?
Padres não pregam o evangelho, não precisam viajar gastar com passagens aéreas, ficam dentro de uma igreja sendo sustentado por uma paróquia e pelo governo estadual e recebe regalias do governo federal e ainda existe pessoas que dizem que vivemos em um pais com pluralidade religiosa. Pra que se preocupar com qualquer que seja o pastor, preocupem-se com suas almas, com o evangelho que estão seguindo....e a quem seu pecado de idolátria e adoração desvirtuada estão sustentando o luxo de quem?

Prezado senhor Ismael Rodrigues, Salve Maria, mãe do meu Senhor (Lc. I, 43).

Da saudação acima o senhor pode ver que o culto Mariano tem bases bíblicas. Veja, por exemplo, que de Gênesis ao Apocalipse nunca um anjo saúda alguma pessoa, só Maria em Lc I. E veja que não é qualquer saudação, ele diz Ave, graça em plenitude, o Senhor (Deus) é contigo (Lc. 1, 28). Ora, Maria na hora não sabia porque recebia tamanha saudação porque na verdade ela é tão agraciada e virtuosa que seu coração evitou a soberba. Graça em plenitude significa aquela que era, que é e que sempre será cheia de graça. Se um anjo a saudou, quem sou eu para negar-lhe os méritos que lhe são devidos? Até um anjo reconheceu a pureza de Maria e o senhor a coloca em dúvida, senhor Ismael. O Anjo Gabriel se maravilha e a saúda, o que indica que a grandeza da Mãe de Deus (Lc. I, 43) é superior à dos anjos. Isso tanto é verdade que Deus quis que Maria e não um anjo, trouxesse Jesus ao mundo.

O senhor diz que não é protestante, mas pelas suas palavras e pelo seu fundamentalismo sua afirmação se mostra mentirosa. Apenas o estudo da Bíblia não leva ninguém a ter ódio da Santa Igreja, pois os cristãos primitivos amaram a Igreja Católica, mesmo estudando a Bíblia, mas eles a estudavam com base no que os pais da Igreja ensinaram. O senhor é protestante e ao que parece mentiu que não é por ter vergonha de ser. Porque a vergonha de ser protestante Ismael? É algo tão ruim assim pertencer a uma comunidade do período pós-reforma? O senhor perdeu toda a razão com esse argumento, atirou contra o próprio pé e seguiu ao pai da mentira, satanás. Foi isso que lhe ensinaram na sua Igreja? O senhor atira contra si próprio quando diz que apenas lê a Bíblia, como se a leitura Dela causasse, por imediato todas as conclusões protestantes. Isso já é um princípio protestante, a Sola Scriptura, que prega que só a Bíblia livremente interpretada por inspiração do Espírito Santo é fonte de toda a doutrina. Esse princípio foi formulado por Lutero no século XVI e causou várias conclusões desastrosas para o próprio protestantismo. Leia aqui o que o próprio Lutero diz acerca das interpretações diversas da escritura. Veja o que São Pedro diz acerca disso (II Pd 1, 20-21).

Talvez o senhor saiba me dizer por que vários protestantes tradicionais afirmam que há, logo após a morte, a passagem para a outra vida ao passo que outros protestantes negam essa passagem? Vocês dizem que são a Igreja de Cristo, mas enfrentam problemas graves de doutrina graças à livre interpretação. Vocês sequer têm um consenso nesse e em vários outros assuntos, senhor protestante. Como o senhor quer passar a Igreja Católica por falsa, sendo que há uma só doutrina verdadeira e as várias doutrinas protestantes estão em colapso? Como pode haver um doutrina verdadeira com tantos pontos discrepantes? Entre vocês alguns crêem no sacramento da Eucaristia, outros não. Uns crêem na Santíssima Trindade, outros não. Uns dizem que o batismo é válido para adultos e crianças, outros dizem que só é válido para adultos. Uns batizam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, outros batizam só em nome de Jesus. Uns dizem que há ressurreição logo após a morte e outros dizem que só há ressurreição no fim dos tempos. Uns crêem que se pode comer sangue, outros proíbem isso. Uns deixam as mulheres andarem como querem, outros só as aceitam de saias e cabelo comprido. Uns chegam a negar a divindade de Cristo, outros a aceitam. Percebe agora o caos da Sola Scriptura, meu caro? Para a correta interpretação da Bíblia, deve haver a Sagrada Tradição e sem ela o que ocorre é a divisão doutrinal que se observa nas seitas protestantes. A proposição de Lutero de que o Espírito Santo guia cada um no momento em que lê a Bíblia é uma farsa, pois todos vocês apoiados apenas na Bíblia discordam profundamente na doutrina.

O senhor com certo tom de superioridade, como se fosse o único que tem a Bíblia em casa cita que Jesus é o único que subiu aos céus. De fato, como afirma São João em Jo 3, 13, de Corpo e Alma, até aquela época em que os Apóstolos escreveram seus livros, somente quem tinha subido era o Cristo. Após isto, afirma a Sagrada Tradição tão esquecida por vocês que temem a verdade da patrística, Nossa Senhora também ascendeu de corpo e alma aos céus.

Seu comentário de que os mortos dormem é simplesmente uma ignorância de quem lê a Bíblia, mas não a entende. O senhor sabe me falar se quem dorme pode dizer alguma coisa? É interessante como sua interpretação literal da Sagrada Escritura atira contra seu próprio pé. Veja bem essas passagens: Mt 17, 1-3; Lc 16, 22-31. Que interessante, aqui os mortos estão falando, mesmo "dormindo", como o senhor mesmo disse. Mais interessante ainda é ver que foi Jesus mesmo quem disse que Dimas estaria com ele ainda hoje no paraíso (Lc 23, 41-43). Então, será que os mortos são mesmo inconscientes? Estariam os mortos literalmente dormindo, ou estariam aguardando a ressurreição da carne, mas já vivendo no paraíso? Veja mais em II Cor 12, 3-4; Ap 6, 9-11. Nesse caso, acho que está mais que provado que os mortos não estão inconscientes e mais, que já estão com Cristo nos céus. Veja bem que mesmo antes da crucificação que nos salvou do pecado, Jesus afirma que Lázaro, o mendigo, já tinha consolo no seio de Abraão.

A doutrina Católica também não ensina a ninguém adorar santos, meu caro doutor protestante. Apenas admiramos profundamente os nossos que deram a vida pela palavra de Deus e pela única Igreja de Cristo, porque todo aquele que crer e for batizado será salvo. Ora, o próprio São Paulo fala que somos membros do Corpo de Cristo (I Cor 2, 27). Se assim o somos, então podemos orar a Cristo uns pelos outros validamente e se somos parte de Cristo que é onipotente e onipresente, então também nós, após a morte, através do Corpo de Cristo somos onipotentes e onipresentes.

O senhor cita erroneamente Jo 14, 6. Esse é o perigo de se isolar um versículo da Bíblia senhor protestante. Cristo é o único que leva ao Pai, pois a Salvação, o Paraíso, é a graça de contemplar a Deus e foi por Cristo que fomos salvos. A passagem que o senhor cita é muito bem interpretada em I Tm 2, 1-5. Nosso Senhor é o único mediador de salvação, pois só pelo sacrifício dele é que pudemos ser salvos, afinal, foi pelo sacrifício de Cristo que veio a salvação (Leia os capítulos de 9 a 13 da Carta aos Hebreus). Nenhum homem que morresse na cruz poderia perdoar nossos pecados e por isso, só um homem Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, pôde lavar nossas manchas e nos abrir as portas da Salvação. Se Cristo já morreu por nós e já apagou nossas culpas, porque então o senhor teima em dizer que o paraíso permanece fechado? Se Cristo já fez o sacrifício infinito que lavou nossas culpas, qual é o sentido do paraíso permanecer fechado? Todavia esperamos em Cristo pelo juízo final, onde todos ressucitaremos na carne eterna e incorruptível como Cristo também ressurgiu.

Assim, pela salvação de Cristo, mesmo mortos viveremos (Jo 5, 25, Jo 6, 57-58, Jo 11, 25) e como vivemos mesmo estando mortos, podemos orar uns pelos outros. Santo Inácio de Antioquia, discípulo de São João Apóstolo, disse que depois de morto continuaria a orar pelos seus (Carta aos Tralianos 13, 3). E então, quem tem maior autoridade, um conjunto de seitas protestantes dos séculos posteriores ao século XVI que nem sequer se entende ou um santo discípulo de um dos 12 apóstolos, bispo de uma das Igrejas Primitivas dos séculos I e II dC?

Você como protestante, em especial protestante pentecostal que afirma ser o retorno da Igreja Primitiva, deveria saber disso. Nós católicos apenas amamos os Santos e Jesus mesmo mandou amarmos uns aos outros (Mt 22, 39). Por esse amor que nos une aos santos, pedimos suas orações, pois como já estão os santos em plena comunhão com Deus, sua oração é mais poderosa. Os Santos já não pecam mais e não estão mais atrelados ao corpo terreno meu caro amigo protestante e por isso não têm as limitações da carne. Agora o senhor entendeu o que é veneração?

O senhor nos acusa de sermos idólatras, é claro, essa acusação nunca pode faltar quando um protestante se refere a um católico, mesmo tendo sido refutado várias vezes. O pior cego é o que não vê e o pior surdo é o que não ouve. Vou mostrar-lhe que essa acusação é completamente infundada. Eu poderia lhe dar mais de dez versículos na Bíblia que mostram que ídolos são deuses falsos, que nunca existiram, e que foram feitos por mãos de homens. Entretanto, vou lhe apresentar apenas um versículo e se o senhor quiser, leia mais a Bíblia e descubra outros que o confirmarão. Para o senhor não falar que o Antigo Testamento caiu com Cristo, vou citar At 19, 26. Nesse caso em específico, vemos que as pessoas usavam os ídolos para obter lucros. Isso não é similar ao que muitos protestantes fazem hoje com coletas milionárias? A Sola Scriputra não seria também um idolatria (costumo chamá-la de bibliolatria)? É correto dar à Bíblia o lugar que é de Deus? Se não, porque vocês abandonaram a Igreja de Cristo, que é seu próprio Corpo, para seguir a livre interpretação da Bíblia? A Igreja Católica não adora, mas apenas ama pessoas, e não deuses, que existiram e que dariam suas vidas por Cristo como muitas o fizeram. Através disso o senhor já pode notar que o culto aos santos não é idolatria, pois não consiste em adoração, não consiste em reconhecimento das imagens como divindades e não consiste em dar mérito a algo que não existe, como os ídolos. Entendeu agora, senhor protestante?

Quanto à acusação de que padres não pregam o evangelho, como é que o senhor acha que o Evangelho se espalhou pelo mundo? Certamente o senhor deve imaginar que do nada sopraram brisas que levaram as páginas da Sagrada Escritura por todo o mundo e as pessoas a interpretaram livremente chegando à mesma fé. Por um acaso não foram os padres quem levaram o Evangelho do Oriente Médio para o mundo? Não sei se o senhor sabe, mas a "Reforma Protestante" só ocorreu no século XVI, quando uma boa parte do mundo já era cristã. Foi a Igreja Católica, senhor protestante, a mesma Igreja de Madre Tereza de Caucutá, que pregava o Evangelho pelo exemplo na Índia e não pela exploração dos pobres, quem levou a Bíblia e a sã doutrina ao mundo. Foi também a Igreja Católica que levou o Evangelho ao Japão, o país com maior número de mártires e mártires católicos, da história. Foram os Jesuítas quem tentaram, mesmo contra a vontade dos portugueses e espanhóis, trazer o Evangelho aos indígenas. Agora por favor, tenha a curiosidade de ler o que fizeram os protestantes puritanos com os índios da América do Norte.

Quanto à sua acusação de luxo, não é um luxo ter jatinho particular? Não é luxo também explorar os pobres para o bem próprio? Será que as seitas que o senhor defende estão pregando o Evangelho para a Maior Glória de Deus, como os Jesuítas fazem até hoje, ou será que é para a maior grandeza do dinheiro? Com certeza, muitos protestantes são sinceros de coração, mas francamente, existem uns por aí dos quais eu desconfio e desconfio mais quando Jesus diz que ninguém serve a Deus e ao dinheiro. E tem mais uma coisa, ao contrário do que o senhor diz, existem padres e missionários católicos que viajam pelo mundo pregando o Evangelho sim, como os Arautos do Evangelho, os Jesuítas, os Dominicanos e outros. Os padres paroquiais por sua vez têm um rebanho já fixado para cuidar e por isso eles ficam em suas Igrejas, ajudando os pobres com campanhas, pregando o Evangelho para os seus e ministrando os sete sacramentos deixados por Cristo em suas Igrejas. Estude mais antes de acusar, senhor protestante. Passe bem!

Ad majorem Dei gloriam!
Eduardo Moreira