quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Por que rezar a Ave Maria?

Esta semana foi perguntado por carta ao apostolado o porquê de rezarmos a Ave Maria, pergunta vinda de um jovem que sente-se pressionado pelos protestantes e suas interpelações, coisa normal nos tempos de hoje em que os hereges vivem a distorcer e denegrir a fé católica, és uma das partes da resposta, toda a carta respondida encontra-se no site www.apologeticacatolica.com.br

Rezamos a Virgem Santíssima, pois desde os primeiros séculos ela foi proclamada pelos cristãos com o titulo Theotokos que significa “Mãe de Deus” e invocada pelos cristãos em seu auxilio perante Jesus Nosso Senhor. Os santos, mártires e patriarcas também foram memorados junto a sua útil interseção perante o cordeiro de Deus no céu em nosso favor, Ele o único Intercessor entre os homens e o Pai Celeste cf. I Tm 2,5. Como amigos de Deus e mais próximos, íntimos em comunhão com o Pai, superaram o pecado e hoje são cidadãos do céu cf. Fl 3,20 receberam a coroa da justiça cf. I Cor 9,25; I Pd 5,4: assim eles vivem a realidade celeste. “Comunhão dos Santos” como proclamada no credo que rezamos e adoram o cordeiro como refletido no livro do Apocalipse por S. João (cf. Cap. 14 do Ap.).

A carta aos hebreus fala-nos especificamente sobre esta realidade dizendo “Portanto também nós, com tal nuvem de testemunhas ao nosso redor, rejeitando todo fardo e o pecado que nos envolve, corramos com perseverança para o certame que nos é proposto, com os olhos fixos naquele que é o iniciador e consumador da fé, Jesus...” Hb 12,1-2.

Estando mais próximos e em Comunhão com Deus os comunicamos nossas preces afim de que em nossos favores eles intercedem perante Cristo Jesus, estamos todos ligados, pois somos membros de um mesmo corpo, o corpo de Cristo, que é a Igreja como ensina a teologia paulina cf. Cl 1,18-24.

Esta realidade “Comunhão dos Santos” é um verdadeiro baú de graças espirituais e por esta intima ligação e comunhão entre os membros do mesmo corpo a Igreja cf. Ef 4, 16: I Cor 10, 16-17. Em seus três estados escatológicos Igreja Triunfante Anjos, arcanjos e Santos: Igreja Militante o clero, fieis e leigos em geral: Igreja Padecente compostas pelas almas seladas com a salvação, mais que ainda passam por uma purificação final. Todas estas “conexões” podendo assim chamar, cooperaram e usufruem do tesouro infinito da Redenção de Jesus e assim como as virtudes e méritos dos eleitos que o adoram e vêem face a face.

Sugiro que estudes um pouco sobre a “Comunhão dos Santos” entenderas melhor no Catecismo nº 956: 2684, 1055, 1331, 2635; Assim como a Igreja e geral para poder “Pelejar pela fé” Jud 1,3.

Bem a primeira parte da oração Ave Maria, é bíblica encontra-se nos Evangelhos, principalmente no Evangelho de Lucas já a segunda parte da oração foi acrescentada pelo s Padres da Igreja no primeiro Concílio de Nicéia em 325 “Santa Maria Mãe de Deus Rogai por nós pecadores” refletindo toda esta realidade teológica assim a oração não é mais que repetição das palavras encontradas na Bíblia dirigidas a Maria, para que assim como nas Bodas de Caná Cf. Jo 2, 1-8 possa interceder por nós perante Jesus.

Os protestantes podem até alegar que os Santos não intercedem então como ficaria este trecho assim como a outros ver. (Judite 8, 28-29) em que Ozias e os outros anciãos pedem a Judite que ore por eles.

"Disse-me, então, o Senhor: Mesmo que Moisés e Samuel se apresentassem diante de mim, meu coração não se voltaria para esse povo. Expulsai-o para longe de minha presença! Que se afaste de mim!” (Jr 15,1).

No tempo do profeta, vale lembrar que ambos Moisés e Samuel estavam mortos. Que sentido teria este versículo caso não fosse possível que os dois intercedessem por Israel?

Alguns outros exemplos

“Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo...” At 19,11

"Tomai sete touros [...] e ide a meu servo Jó [... o meu servo Jó [...] orará por vós e admitirei propício a sua face" (Jó 42,8 ). Neste trecho, Deus não apenas permite, mas ordena "ide", e promete escutar a prece que Jó há de fazer em favor dos seus irmãos.

Moisés confessa no AT, "Eu fui naquele tempo intérprete e mediador entre o Senhor e vós". (Dt 5, 5): A bíblia atribuindo mediação a Moises.

S. João teve uma visão em que viu os anjos adorando e levando preces a Deus entre elas as “orações de todos os santos no altar...” e estas orações subiam “diante de Deus” Ap 8,3-4

Lembrando que a Bíblia manda louvar as mulheres virtuosos quanto mais a “Mãe do Senhor” Lc 1,43. “bendita entre as nações” Lc 1,48:

“A Mulher que teme a Iahweh merece Louvor! Dai-lhe parte do fruto de suas mãos, e nas postas louvem-na suas obras” Prov 31,31 (Tradução de Jerusalém)

Devemos também lembrarmos dos grandes homens que nem este “mundo era digno de te-los” Hb 11,38. S. Paulo dizia “Sede meus Imitadores assim como sou de Cristo” I Cor 11,1 por isto o temos amor e devoção observado seu exemplo e amor a Cristo que o fizeram vencer o mundo sendo os mesmos modelos sublimes de santidade espelhados em Cristo assim como expressou o Apostolo Paulo.

“Lembrai-vos dos vossos Pais na fé, que vos anunciaram a palavra de Deus. Considerai como terminou a vida deles, e imitai-lhes a fé” Hb 13,7.

Há outros versículos sobre os grandes homens no AT alguns desses escritos foram retirados da bíblia pelos protestantes podendo eles ou não alegar o contrario, seria de esperar que os retirassem ou não aceitassem cf. Tb 2,12: Sb 3: Eclo 44,1-3.15

Fonte:

Apostolado São Clemente Romano. Disponível em: http://www.apologeticacatolica.com.br/index2.php?pg=noticia3&id=4 Acesso em: 22 setembro 2010.