quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Encontro de católicos na Índia pede por unidade contra os ataques extremistas.

“Para defender-se dos ataques extremistas, os cristãos devem, primeiramente, estar unidos”. Essa foi a mensagem que resultou de um encontro promovido na cidade de Mangalore (Índia) pelo Karnataka United Christian Forum for Human Rights, uma associação ecumênica fundada em 2009 para coordenar as iniciativas em defesa dos direitos dos cristãos do Estado de Karnataka.

O encontro foi realizado em 31 de agosto e reuniu inúmeros líderes das principais denominações cristãs locais. O bispo siro-malabarense de Belthangady, Dom Lawrence Mukkuzhy, falou aos participantes, ressaltando que “a unidade dos cristãos é necessária por duas razões: para que cresçamos juntos e para defendermo-nos juntos nos momentos de crise”.
Nos últimos anos, o Estado de Karnataka tem sido palco de numerosos atos de violência contra cristãos. Para o secretário da Comissão Regional para o Ecumenismo e o Diálogo Religioso da Comissão Episcopal Indiana, Pe. Ronnie Prabhu, para prevenir essas violências é importante não praticar proselitismo agressivo. Segundo suas palavras, “nós, cristãos, devemos evitar toda forma de agressividade para podermos compartilhar a nossa fé”.

Também pronunciou-se o bispo de Mangalore, Dom Aloysius Paul D’Souza, lembrando que, apesar do sofrimento, os cristãos ficaram ainda mais unidos para lutar contra as agressões.

Um expoente local do partido nacionalista hindu Baratiya Janata Party, Prahlad Remani, havia declarado publicamente no último 15 de agosto que o Cristianismo deveria ser erradicado da sociedade indiana. O primeiro-ministro do Estado pediu a ele que se desculpasse com a comunidade cristã.

Fonte:

Mangalore, 02 set (RV) - ENCONTRO DE CRISTÃOS NA ÍNDIA PEDE UNIDADE CONTRA PRECONCEITOS. Disponível em: http://www.radiovaticana.org/bra/Articolo.asp?c=419535 Acesso em: 02 setembro 2010.