sábado, 12 de maio de 2012

O cerne de uma alma que busca humilhar-se

Por Tiago de Oliveira P. Correia



“Mãe, ensine-me a ser nada, para que Cristo seja tudo em mim. Amém”.

Partindo dessa premissa, eu inicio: ah, se fôssemos humildes como a Mãe de Deus! Ah, grande espelho de virtude, humildade e beleza! Oh, grande exemplo de amor e servidão à Verdade, verdade essa que é imutável e Eterna!

Oh, Virgem Maria, assim como Santa Teresinha disse: “Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé". Ah, Deus meu, Deus de bondade, dai-me essa graça!

Sim, minha Mãe, rogue por mim a Deus para que eu possa ser inexorável ao que é imoral e que eu possa estar nos trilhos dos planos de Deus em minha vida, igual à Senhora, minha Mãe, pois não deixou brecha para o pecado em sua vida, ó Cheia de Graça. Mariae, Gratia Plenam Dominus tecum! Foi a Senhora quem disse: “Ecce ancilla Domini; fiat mihi secundum verbum tuum ” (Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se de mim segundo a tua palavra).

Sim, Senhor, dai-me essa graça!

Deus meu, muitas vezes me entristeço, pois, freqüentemente, sou fraco e frouxo! Como S. Josemaría Escrivá disse: "Não sejas frouxo, mole. Já é tempo de repelires essa estranha compaixão que sentes por ti mesmo." Sim, Senhor, quantas vezes fui e sou assim! Quantas vezes fui frouxo e mole, temendo as humilhações e tribulações? O que temo, Pai? Dai-me o desejo de mortificar-me a cada dia mais, dai-me o desejo de ser humilhado por Vós, Senhor! Dai-me um incessante desejo de lutar por Vós, em Vossa defesa, em defesa da Vossa Santa Mãe, dos Vossos Santos, em defesa da Vossa Santa Igreja Católica! Ah, Deus meu! Como eu quero, como eu quero!

Quando poderei dizer o que Santa Teresinha do Menino Jesus disse, Dominum nostrum? "Não tenho decepções, pois a quem só espera sofrimentos a mínima alegria o surpreende."

Como é difícil entender que não devo acreditar nas pessoas, pois elas mudam tão facilmente; mudam como o vento. Só decepção, que insensatez! Sensato mesmo é crer somente em Vós, meu Deus! Decepção nenhuma encontrarei em Vós, Deus de minh’alma!
Ah, Pai, quantas vezes hesito, dai-me vossa graça!

Vejo tantas seitas, tantos hereges, tanta gente que precisa de Vós, oh Pai! Entristece-me muito ver que na sua Santa Igreja existem pessoas com pensamentos rasteiros e mundanos, profanando o templo do Espírito Santo, servindo a satanás e a seus anjos decaídos! Entristece-me ver a falta de humildade dessas pessoas, pois preferem crer na verdade que elas mesmas fizeram e não na Verdade que Sois, não na Verdade Eterna e Imutável! Deus meu, não duvido que, devido à soberba e à pretensão desses homens, um dia dirão que 1+1 não são 2! Piedade, Senhor! Tende misericórdia desses tolos, insensatos, lascivos, néscios e idólatras, pois se fazem como deus.

Sim, Deus meu, como são doces vossas Leis, tão doces e deliciosas quanto o mel.  Como é bom caminhar por este caminho tão estreito e tão longo. Vosso Caminho, Senhor, é ladrilhado com as mais belas e valiosas pedras! Cada pedra representa vossas verdades reveladas à Vossa Santa Igreja Católica, fora da qual não há salvação. Esse conjunto de ladrilhos, Senhor, forma um só caminho, pois como há um Só Senhor, não poderá haver outro Caminho para chegar até Vós; sensato é o que vê, crê, obedece e comunga a fé da Igreja Una.

Em última análise, Senhor, humildade é deixar de lado o nosso querer e submeter-nos ao vosso querer. É ser radical no vosso propósito para conosco, Domine! Humildade é dizer como Santo Inácio de Loyola: “Acredito que o branco que vejo é negro, se a hierarquia da Igreja assim o tiver determinado." Humildade é ser como o doutor angélico, São Tomás de Aquino: “Espero nunca ter ensinado nenhuma verdade que não tenha aprendido de Vós. Se, por ignorância, fiz o contrário, revogo tudo e submeto todos os meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana.” Aaaaaah, Senhor, quanta humildade, dai-me essa graça.

Pauper e humilis, Domine! Sim, Senhor, quero ser pobre e humilde; e, como Santa Teresinha do Menino Jesus: “Eu vos suplico, ó meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar me elevar acima dos outros”.

Santa Teresinha ainda diz: “Não quero ser santa(o) pela metade. Não me faz medo sofrer por Vós. A única coisa que me dá receio é a de ficar com minha vontade. Tomai-a Vós, pois “escolho tudo” o que Vós quiserdes!...”  

 Ah, ser humilde como São Francisco! "Tanto é o bem que espero... que todo sofrimento para mim é alegria.”

Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis, ora pro nobis, orem para que o Senhor dê-me essa graça e para que eu possa imitá-los, pois imitaram a Cristo!

Sensatos foram os Santos! Ah, sim, Senhor, é belo ver a bravura com que os Santos lutaram por Vós. Quero isso para mim, Pai. Os Santos jogaram os seus nomes na lama por Vós, meu Deus. Dai-me essa graça!

Ah, Senhor, clamo-Vos para que façais Justiça (Ap 6, 10); pois cheguei num momento em que não estou suportando mais! Anseio por aquele dia em que Vós direis: “Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te.” (Ap 3,15-16)

“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? Toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Pelos seus frutos os conhecereis.”

“Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!” (Mt 7, 16-23).

O Papa São Pio X dizia: "os homens vos acusarão de papistas, retrógrados, intransigentes; Orgulhai-vos disso!" Assim, dai-me a graça de um dia receber a coroa da vitória e da justiça.

Sim, Senhor, desejo isso para mim. Queira o Senhor que um dia possa ver-Vos, junto com Vossa Mãe, todos os Santos, anjos e arcanjos! Amém