segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A importância da humildade



Por: Eduardo Moreira 
Certa vez disse São Tomás de Aquino que a humildade é o primeiro degrau da sabedoria. Muito feliz esse santo ao descobrir tão grande mistério. De fato, feliz o homem que é humilde, porque seus dias são tranquilos, sua vida é longa e a amargura nunca tomará seu coração. Outra importante lição, que só os humildes são capazes de absorver, a chave para nunca se magoar, é nunca se sentir ofendido.
De forma igual, São Francisco (tal qual São Tomás) descobriu a beleza da humildade. São Francisco depois de ter sido humilhado aos mais baixos degraus, pôde, enfim ser verdadeiramente cristão e verdadeiramente feliz. Chamado de ladrão por ter partilhado os tecidos de seu pai com os pobres e de covarde por não ter vencido uma batalha, São Francisco descobriu que tinha algo a mais, uma dívida impagável, infinita para com Deus. Seria loucura alguém se felicitar com uma dívida, mas foi exatamente o que ocorreu com São Francisco que, humilhado, descobriu que era um pequenino dependente de Deus.
Corre uma história de que certa vez um irmão de ordem questionou: por que tantas pessoas lhe seguem Francisco? Você não tem formosura, não tem riquezas. Qual é o teu segredo? E São Francisco, em toda sua humildade, respondeu: porque não há nenhum servo de Deus tão pequeno e tão miserável quanto eu. E foi nessa vida, uma vida de amor à irmã pobreza e de quem realmente devorava o jejum que São Francisco, provado pela fome, pelo frio e pelas boas obras, se tornou um dos maiores santos de todos os tempos, admirado até pelos não católicos.
Tantas vezes somos tentados a nos vermos como perfeitos, sendo que isso não é verdade. Tantas vezes não nos arrependemos de nossos erros e nos precipitamos aos julgamentos temerários. Quanto a isso, Tomás de Kempis escreveu em sua Imitação de Cristo:
Procura sofrer com paciência os defeitos e quaisquer imperfeições dos outros, pois tens também muitas que os outros têm de aturar.
Já pensou nisso? Já imaginou que, antes de se fechar em seu orgulho, é necessário compreender que você também tem suas limitações e que, tais quais as limitações do próximo, as suas também precisam de correção? Seja humilde, porque conforme disse Nosso Senhor: bem aventurados os mansos e humildes de coração, porque possuirão a terra.