domingo, 10 de junho de 2012

O que fazem os demônios?

Por Carina Caetano*

No artigo dessa semana, resolvi abordar o contexto acerca das potências inerentes aos anjos e por consequência aos demônios.

Espero poder ajudar a quem ler este artigo, de forma a tirar algumas dúvidas que são cada vez mais frequentes quanto a este tópico. Espero também desmistificar alguns contos que ouvimos por aí, contos esses muitas vezes que nos são relatados por pessoas com grande tempo de caminhada e que, partindo de pressupostos, cometem equívocos que acabam sendo passados adiante. Sobretudo, peço que o Espírito Santo, pela intercessão da Virgem Santíssima possa, por meio deste artigo, fazer cair por terra certos escrúpulos que temos acerca do demônio.

Comecemos falando dos milagres:

Muitos têm essa dúvida: “O demônio pode fazer milagres?” “Pode se passar por Deus por meio de um milagre realizado na vida de alguém?” “Ouvi tal pessoa de caminhada dizendo que o demônio, assim como Deus, também tem esse poder. Isso ocorre de fato?”

Não! O demônio não pode fazer milagres, e isso por uma razão muito simples: só Deus pode operar um milagre. Mas você vai me dizer “Ah, mas eu já vi casos de pessoas que foram curadas de doenças humanamente incuráveis em lugares que não professam a fé em Cristo”. Certo, isso de fato existe, porém, não denominamos uma ação extraordinária desse tipo por parte do demônio de milagre. O que um demônio pode realizar é um prodígio, uma maravilha, um sinal extraordinário. É o que nos afirma o famoso exorcista Maltês, Frei Elias Vella, em seu livro “O Leão que ruge ao longo do Caminho”.

Para confirmar esse conceito, o padre José Antonio Fortea nos diz em sua grande obra “Summa Daemoniaca”, que o demônio tem o poder, por sua capacidade angélica, de tirar uma pedra no rim, porém, não tem o poder de criar um olho numa cavidade vazia da faze, tem poder para curar uma dor de ouvido, mas não tem poder para criar um tímpano. Apenas Deus tem esse poder! O demônio pode transformar alguma coisa existente, mas nunca criar algo.

Para guardarmos bem esse conceito, tenhamos sempre em mente que ação do homem é uma ação de caráter natural, isto é, se dá dentro das limitações impostas pela natureza física; a ação dos anjos (e dos demônios) é de caráter preternatural. A palavra “preternatural” significa “mais além da natureza”, como acontece quando o demônio age nos exemplos citados acima, fazendo com que seja caracterizado um possível prodígio, uma maravilha, como lemos acima. Deus, e somente Deus, age em caráter sobrenatural, isto é, acima de qualquer natureza criada.

Importante ter sempre em consideração que, o demônio, ao dar com uma mão, toma com duas; ao beneficiar alguém por meio de uma cura física ou psicológica, sempre está tirando muito mais no lado espiritual e, com o passar do tempo, em outras áreas da vida humana.

Deus, ao contrário, sempre pode nos dar o milagre do qual realmente precisamos, sempre nos fazendo crescer em Sua graça. E Sua Poderosa ação fica ainda mais evidente quando é alcançado o milagre da nossa conversão.

* Colaboração de Caio C. Pereira.