quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dom Richard Domba denuncia que Guerrilheiros da (LRA) assasinaram religiosa católica no Congo.

O Bispo de Douma-Dungu (República Democrática do Congo), Dom Richard Domba Madiy, denunciou que Irmã Jeanne Yegmane, ex-superiora da congregação das Agustinas, foi assassinada por guerrilheiros do chamado Exército de Resistência do Senhor (LRA) em uma emboscada.

Em declarações recolhidas pela agência vaticano Fides, Dom Domba assinalou que no último 15 de janeiro os assassinos surgiram repentinamente na estrada, procedentes da selva, e abriram fogo "contra os veículos que passavam, matando a irmã Yegmane".

Depois de deter os automóveis e assaltar os passageiros, os guerrilheiros incendiaram os veículos. "Na coluna bloqueada havia pelo menos um soldado que não pôde intervir", lamentou o Bispo.

Dom Domba denunciou que as autoridades mentem ao afirmar que o LRA desapareceu, pois "ainda há rebeldes na selva. O exército está tratando de proteger a população, mas a guerrilha ataca rapidamente e logo fogem à selva. É muito difícil capturá-los".

A irmã Yegmane também era enfermeira e oftalmologista e trabalhava intensamente para pôr em funcionamento o Centro Oftalmológico Siloé de Isiro, ao norte do Congo, que atenderá cerca de 2 milhões de pessoas na zona, e que será inaugurado oficialmente em maio. 

Fonte:

Bispo denuncia emboscada no assassinato de religiosa católica no Congo. Agencia de notícias ACIdigital. Disponível em: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=21004 Acesso em: 20 janeiro 2010