sexta-feira, 16 de abril de 2010

Protestante alude que "Maria não foi sempre Virgem"

Em embate através da Internet, com certo apologista ‘evangélico’ do Ceará, o mesmo me lançou um desafio referente à ‘Virgindade Perpetua de Maria’ és a pergunta e a resposta a questão por ele abordada.


Salve Maria Prezado, Rases

Segui se sua a resposta a pergunta que foi levantada por você.

Pergunta: 14/04/2010

Posto que não há divergência entre católicos e evangélicos quanto ao fato de que José e Maria eram marido e mulher, perguntamos: Se eles queriam levar uma vida celibatária, por que se casaram? Imagine vc, o tamanho do contra-senso de uma donzela que quer manter-se virgem para sempre, mas não quer ficar solteira. Igualmente louco seria o rapaz que aceitasse casar-se com uma moça dessas. Por que os padres não se inspiram no suposto exemplo de José e Maria e se casam com as freiras? Não fizeram ambos (padres e freiras) o voto de castidade?


Maria só ficou sabendo que havia sido eleita para ser mãe do Messias depois que o anjo Gabriel lhe deu as boas novas. Por que teria feito antes voto de virgindade perpétua? E se ela realmente havia feito tal voto, por que teria sido desposada com José? Lembremo-nos que desposar-se, neste caso, equivale ao que nós chamamos de noivar-se, e que quem faz isso quer se casar. E aí perguntamos: O q Maria e José entendiam por casar-se? Ora, o q é ser marido? E o q é ser esposa?

(versão católica bíblia) Mateus 1.18: “Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo”.

Resposta 15/04/2010

Is 7,14 “uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco”


Quem disse a você ou qual fonte te indicou que Maria e José desejavam levar uma vida celibatária? Pelo que eu sei a tradição cristã guarda que Maria desde o ventre de sua mãe havia sido consagrada a Deus; e quando nasceu foi entregue pelos seus pais ao Templo onde foi educada e viveu até ser dada a José em casamento. Seguindo as prescrições judaicas da época, será que quis Deus mostrar a importância da Família para os crentes, na pessoa de José e Maria que tiveram papel importante na formação de Jesus; “E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens” Lc 2,52: assim diz as Escrituras.

O voto que fazem os religiosos é nitidamente de caráter eclesial, esta questão do celibato eclesiástico é um outro assunto por ora basta afirma o que Cristo Jesus nós ensinou “há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus.” (Mt 19,12)

Seria Confuso o Filho do Homem vir ao Mundo através de uma mãe solteira, fora dos padrões da sociedade judaica da época não achas? Isto deve responder a prerrogativa colocada por você, mas Se Deus quis que seu Filho se encarna-se, de uma virgem e cresce se em uma família? Quem seria nós para sabermos os planos de Deus? José segundo a tradição foi designado por Deus para comprometer-se com Maria.

Vamos ao trecho em questão: “Maria, sua Mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, ela concebeu por virtude do Espírito Santo” (Mt 1,18). Bem você que fazer alusão usando este versículo como Fazem os Irmãos separados para demonstrar que Maria Possivelmente teve “Relações Sexuais’’ depois do casamento: Ora “antes de coabitarem” significa apenas “antes de morarem juntos na mesma casa”. Isso aconteceu quando “José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.” (Mt 1,24). Tenha cuidado com a hermenêutica utilizada para analisar a bíblia, lembre-se que antes de tudo temos que assimilar uma compreensão semântica das palavras, a Exegese ajuda muito.

Um Exemplo pra ti sobre o uso destas expressões cuja finalidade não é a literal, para quem ler sem formação,

“Micol, filha de Saul, não teve filhos até ao dia de sua morte” (II Sam 6,23). Será que após a sua morte Micol gerou filhos? Falando Deus a Jacó do alto da escada que este vira em sonhos, disse-lhe: “Não te abandonarei, enquanto[até] não se cumprir tudo o que disse.” (Gen 28,15). Será que Deus está dizendo a Jacó que o abandonaria depois? E ainda Nosso Senhor depois de haver ressuscitado parece a seus discípulos e diz: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28,20).

Com as indicações acima deixa-se claro que a palavra “até” no texto de Mt 1,25 é um reforço do milagre operado por Deus, a saber, a encarnação do Verbo por obra do Espírito Santo, e não por obra de homem [São José].


Obs. As Questões que esclareço agora não serão repetidamente explicadas, por causa de algum eventual fundamentalismo ou anacronismo religioso, que é ápice em conversas com Cristãos de outras Comunidades, a repetição por vezes provem de mal entendimento ou orgulho a não aceitar outros pontos, por isto não ficaremos batendo nas mesmas teclas, depois de o assunto já esta elucidado!